quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A maioridade dos 18 meses

Ei filhinha,
Hoje é um dia pra lá de especial. E não é porque é só seu mêsversário não!
Mas porque é seu décimo oitavo mêsversário. É um desses especiais, que vale a pena comemorar e que funciona como um divisor de águas no desenvolvimento. E, também, porque hoje está acontecendo um fenômeno que acontece de quatro em quatro anos, chamado ano bissexto. Quer dizer que esse ano de 2012 tem um dia a mais que o ano passado, ou que o ano que vem, e o dia é justamente hoje, dia 29 de fevereiro!
Mas ah, deixa que isso você aprende depois, hoje eu quero falar de uma outra obra do universo, que é justamente as crianças, mais especificamente os bebês nessa idade em que você se encontra, 1 ano e meio. Essa é uma fase tão, mas tão, mas tão boa, que a mãe-natureza logo deu um jeito de equilibrar as coisas, ou os pais viciariam e iam querer um filho atrás do outro (e olha que mesmo assim a gente acaba querendo mesmo).
Para compensar tanta fofura, aprendizado, gracinha, vocês ficam também umas criaturas desobedientes, que querem fazer tudo o que não devem e ainda se afirmarem como independentes. Sem falar, claro, nas birras. É, as descobertas são das coisas boas e das ruins também, para o nosso desespero!

Ao mesmo tempo que você joga o arroz e o açúcar no chão, você me olha como quem acabou de descobrir um novo continente, e que está se divertindo muito! Nessas horas eu respiro, explico que não pode, mas a vontade mesmo é de sentar lá para brincar com você. Mas filha, não pode, viu??
Tem também as coisas que REALMENTE são perigosas, e podem machucar, como tomadas, facas pontudas, subir no sofá e brincar de "pupu-wa", e nessas filha, eu não tenho tolerância. É quando você chora, e chora, mas não tem como eu ceder - nem se eu quisesse.
Esse mês foi tão cheio, e muito bem aproveitado, mas não tem como deixar de pensar que foi ontem mesmo o seu primeiro dia de aula! Hoje você chega em casa batendo as mãozinhas como quem canta "soco, soco, bate, bate", seu primeiro aprendizado da escola, e eu nunca vou me esquecer! E assim que chegou da "aula" de rasgar papel, foi direto no quarto dos titios e rasgou um livro deles. Ainda bem que só aconteceu uma vez. Tudo é descoberta para vocês nessa fase, e cabe a nós mostrarmos como deve fazer, isso se puder fazer, claro! Mas os limites não são tão bem aceitos assim para uma pessoinha de 18 meses, lembra?

Se cuidar de crianças assim é esse turbilhão de sentimentos, imagino como é SER essa criança! Sim, porque se é uma novidade atrás da outra para nós, adultos (ou quase isso), para vocês então, TUDO, eu digo TUDO é novo, e tem que ser descoberto!

As palavras saem da sua boca como música, e eu amo ouvir você repetir cada palavrinha nossa, tentar formar frases e às vezes até conjugar os verbos! Esse era o momento tão esperado por mim... ver você falando pelos cotovelos, tudo e com todos! Acho lindo! E, claro, o tal do equilíbrio apareceu de novo, e agora você aprendeu o "niaum". Tá que eu acho fofo... uma das palavras mais gostosas de ouvir você falar. Mas, você fala quando não quer sair do banho, ou não quer devolver algo para alguém, ou ainda, quando não quer almoçar. E, como a mamãe sempre diz: "não é não". Isso sim, você aprendeu direitinho e fica firme na sua decisão até que algo brilhante ou colorido chame sua atenção e então você se esquece a revolta! Ufa!

Estamos aqui, presas nessa montanha russa que é ser mãe e filha. Um paradoxo sem fim. Mas, o mais importante, é que estamos juntas, e estaremos sempre! E não pretendo que isso mude, nunca, nunquinha!
É, ninguém falou que ia ser fácil. Todos falaram que seria a coisa mais gratificante e gostosa do mundo. Alguns sabiam o que estavam falando, outros não, só repetiam. Mas o que EU não sabia, era que um sorriso ao final do dia, isso sim é gratificante; uma mãozinha me puxando para brincar, isso sim é gostoso; ser mãe, e ser a SUA mãe, ah, isso sim, é a maior felicidade que eu poderia ter na vida!

Eu te amo tanto, tanto, que quando penso não consigo organizar as ideias, só consigo pensar que eu quero estar ao seu lado para sempre, para rir, chorar, estudar, brincar, viajar, descobrir, errar, amar, e, lembre-se, juntas. Sempre. Juntas!


Com muito amor, 
Mamãe!

13 comentários:

  1. Aiii que delícia!!! Como o tempo passa, ne?
    E por isso que temos que curtir cada momento, cada fase, pra depois não se arrepender de não ter ficado mais com nossos filhos!

    Bjinhos e parabéns pequena linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens a princesa...
    E o tempo passa muito rapido ks..bj

    ResponderExcluir
  3. que LINDO! Parabéns pra Lara, ser mãe é realmanete maravilhoso, por isso só nos resta aproveita cada momento juntinhaas, porque passa rápido demais...
    Beijãoo em vcs..

    ResponderExcluir
  4. Nossa Mamãe Pinel que palavras mais lindas,me emocionei agora,pensei no dia em que a Lara crescer e puder ler isso tudo.

    Realmente essa fase de 1 ano e meio em diante as descobertas são maiores ainda,e ao mesmo tempo que tudo se torna uma correria maluca,é magico ver nossas crias ali se desenvolvendo cheio de energia aprontando todas kkkk.

    Bjs e parabéns Larinha por mais um mês, que o Papai do céu te abençoei ainda mais para que possa continuar essa menininha linda e serepele. Uma pena não morarmos na mesma cidade a Lara ia aprontar todas com a Lavínia já até imagino,pelo seus post acho elas muito parecidas.

    ResponderExcluir
  5. Sempre muito lindo o que escreve para a Lara, vc é uma mão muito especial e a pquena não poderia ter mãe melhor. Vcs são lindas, admiro muito vc! Parabéns Lara pelos 18 meses, essa fase é realmente deliciosa.
    bjão

    ResponderExcluir
  6. Tô aqui com os olhos cheios de lágrimas, parabéns pras duas, que essa nova fase seja de eternas descobertas e continue assim , regada por muito amos.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    que lindo post! Parabéns pela linda Laura!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Lara, 18 meses é realmente uma idade fofa demais!
    beijinhos da tia Andrea e da Alice na bochecha (sempre que Alice ouve a música dos Saltimbancos lembra da Lara)

    ResponderExcluir
  9. eeee!!!!!!!feliz feliz feliz 18 meses pra essa lindona!!! e pra vc mamãe!!!!!!!!!adoro vcs!

    ResponderExcluir
  10. P A R A B É N S pra ovcês duas!!! Cris

    ResponderExcluir
  11. Parabéns bonequinha!!!
    1 ano e meio já se foi e vc está ai linda, saudavel e trazendo muita felicidade a toda família :)

    Entendo bem amiga tudo isso...kkkkk e olha que eu realmente já penso em ter outro filho, mais dai é a Bella me aprontar e eu já repenso...kkkkk

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns !!!

    O meu neném( 1 ano e 2) tb esta na fase das descobertas e eu na fase do panico. kkkk


    Bjo oto Bjo

    ResponderExcluir
  13. Ainnnn, ando tãos ensível que se não me conhecesse bem, diria que tô grávida! hahaah... mas não, deve ser só cansaço. Me acabei de chorar logo no início, o que dizer!? Que esse amor infinito só se multiplique a cada mês, ano, década! Vcs são lindas! =)

    Super beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...