segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O primeiro dia

Hoje foi o primeiro dia de aula da Lara, na nova escolinha.
Não falei nada a respeito da escolha da mesma, porque, na verdade, não teve muito mistério. Receio é que eu tenha ignorado algumas informações importantes (para minha própria satisfação de mãe de primeira viagem), mas amanhã sem falta vou correr atrás delas.
Explico:
Para esse ano, decidi que a Lara iria estudar na cidade vizinha, em Vespasiano (onde minha mãe trabalha). Além de ser bem mais barato, o deslocamento também é mais tranquilo, afinal, bate com os horários da minha mãe.
Sendo assim, a lista de escolas ficou bastante limitada, afinal, cidade pequena não tem lá tantas escolinhas assim né! Tinha em mente 2 principais. A número 1, meu irmão de 7 anos, Dudu, já tinha estudado por um tempo, e a número 2, o Dudu estou até o 3º período, e meu irmãozinho de 4 anos, Bibi, estuda lá.
Fui visitar primeiro a escola 1. Estrutura ótima; salas grandes; arejadas; parquinho; quadra; cozinha afastada das salas; banheiro adaptado para os pequenos; biblioteca. A localização também é boa. E o preço, pouco mais que a número 2, e o valor é acessível. Porém a sala do maternal II (no qual a Lara entraria. Lá tem maternal II e III, não tem o I, vai saber!) na manhã já estava lotada, e tinha uma pequena lista de espera para a abertura de outra sala.
A verdade, é que eu estava praticamente decidida pela escola 1. Mas alguma coisa, como se fosse intuição de mãe, me disse para visitar a escolinha do Bibi, a número 2.
Fui então passar na escola 2. Todos da escola conhecem a Lara, e inclusive a diretora foi correndo quando soube que ela estava por lá. Sentou no chão mesmo e ficou lá, brincando de canetinha e lápis de cor com a minha pequenininha. E, melhor, descobri que lá também tinha maternal (I) na parte da manhã. Eu já conhecia a estrutura da escola (afinal, estudei nessa mesma casa - porém outra escola - na 5ª e 6ª série), conhecia o corpo docente, a proposta pedagógica e tudo o mais, afinal, vivo e convivo com esse lado escolar dos meus irmãozinhos. O preço estava um pouco mais baixo, e então foi que eu não pensei duas vezes. A escola 2 seria a nova escola da Lara.
O que me fez tomar essa decisão foi 80% o fato de eu conhecer e confiar nas "tias" que cuidariam da Lara ao longo desse ano (tão importante para sua criação).

Então vamos ao que interessa. Hoje, o seu primeiro dia.
Essa questão do acolhimento foi como eu esperava. Todos fazendo festa com a chegada da princesinha "sobrinha do Bibi". Fomos para a salinha, e ela, foi lá, andando toda, toda. Sala linda, com dois ambientes, bem arejada, e com tudo que se pode imaginar. De materiais de papelaria, até fantoches e instrumentos musicais. Tudo organizado, e bem colorido! Perfeito. O que não me agradou foi saber que de manhã, funciona que nem uma creche, por serem poucos alunos, então todos ficam numa mesma sala, sem importar a faixa etária. (Tá, não vou mentir. Estou mesmo decepcionada nesse ponto! E é principalmente sobre isso é que vou conversar amanhã). Voltando à adaptação...
O horário de aula é de 07:00 às 11:30. Mas, como é minha mãe quem vai levá-la e buscá-la, e ela começa a trabalhar às 08, a Lara chegará nesse horário na escola. Sendo assim, fomos hoje às 08. No primeiro dia as crianças ficaram 2 horas, e se eu quisesse poderia esperar no parquinho. Fiquei lá umas meia hora, e vim embora. Às 09h minha mãe ligou, falando que passou na frente da escola, e que ela estava no colo da professora, chorando. Mas um chorinho mais manhoso, e que logo foi distraída olhando as outras crianças brincarem. Deu 09:30 e eu sai de casa.
Cheguei e a olhei pela janela. Ela estava sentada no colo da professora, desenhando! Uma fofa!!!

Tio Bibi e a Lara, toda "desarrumada"

Mostrando a mão toda desenhada
Assim que nos viu, foi aquele rostinho gostoso de se ver, e logo começou o choro para pegarmos ela. Fui correndo até a sala. Ela deu um abraço no papai, outro em mim, outro no papai, outro no tio Bibi, e foi mostrar a sala pra gente. Estava toda enturmada, e, quando a gente chegou, depois dos beijos e abraços, não queria ir embora de jeito nenhum!!!
Um ótimo sinal! Afinal, o choro foi o esperado por conta da adaptação. Pelo menos não quis ir embora. Sinal que gostou do lugar.


Reclamando quando chamamos para ir embora

Amanhã farei diferente. Vou levá-la, e vou conversar bastante com ela, a respeito dela ficar lá, e da mamãe buscá-la depois. Porém não vou embora, e sim, ficarei no pátio esperando as duas horas. E, caso ela se sinta insegura, lá estarei eu para ampará-la, e, claro, mostrar que ela pode confiar e se sentir bem com a professora.
Mas, só ficarei bem, quando sanar minhas dúvidas quanto aos trabalhinhos e os procedimentos com os pequenos em meio crianças tão mais velhas!

6 comentários:

  1. Que lindeza meu Deus.
    Ai aqui minhas amigas insistiram pra colocar lívia mais ainda não tive coragem, coloquei Ubiratan com 1 ano e meio ele nem ligou pra mim, eu fiquei decepcionada rs.
    mas acho que Lívia vai dar trabalho ela não larga a gente.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Ah querida que boa adaptaçao viu...quanto ela estar junta com meninos mais velhos, isso e bom para eles, pois ele aprendem muito assim e sao mais estimulados :D
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. ai q delicia! ja ja sou eu kkkk muito fofinha amiga! q bom q ela esta se adaptando! imagino sua alegria rsrsrs bjssssssssss

    ResponderExcluir
  4. ain que delícinha Thereza, coisa mais boa poder acompanhar assim e ela toda fofa empolgada com a nova escola! hehe que amorrrr
    bjooos

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda! Essa adaptação é dificil mesmo. E você está certa amiga, tem que mesmo que tirar todas as suas dúvidas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei as fotos, Larinha gostou mesmo da nova escola,
    Não se preocupe, Lara vai aprender muita coisa naturalmente, no convívio com outras crianças, outros adultos, e se o espaço é legal, vai ter liberdade para brincar bastante,
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...