quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A (segunda) nova pediatra: a consulta

A médica: 
É pediatra a mais de 30 anos, além de ter sido professora em faculdade de medicina, na especificação em pediatria. Participou de vários congressos de puericultura e também de nutrição infantil. Pensa em não demorar muito para se aposentar, apesar de ter dito ser perdidamente apaixonada pela profissão (o que é, de certa forma, ruim. No caso dela se aposentar, pediremos indicações. Deus queira que ela continue exercendo a profissão por mais uns 5 aninhos, no mínimo).

O consultório:
A sala da Dra. era bem espaçosa. Tinha um móbile em cima da maca (se a Lara fosse menor e não fizesse escândalos na hora de ser examinada, ela com certeza teria amado); paredes com desenhos em EVA; mural de fotos dos pacientes; estante com muitos, muitos, mas muitos bichinhos (de todos os tipos e gostos).

A consulta:
Começou perguntando os nossos nomes (mãe, pai e bebê, não só bebê), como foi a gestação... ou seja, o que já estávamos acostumados mesmo.
Falamos um pouco do seu histórico médico, do fato de ter ficado sem pediatra por um tempo (e também as razões), da diarréia, da suspeita da intolerância à lactose... enfim, tudo que podíamos ter falado. É claro que eu não vou narrar toda a consulta, minimamente detalhada.

À todo momento ela ia conversando e dando dicas de como lidar com essa ou aquela situação. Como, por exemplo:
Não falar feito neném com a criança. Ela pode falar "papá", nós devemos falar "almoço". Ela pode falar "có-", nós devemos falar "galinha". E por ai vai. Bom, essa foi uma das duas coisas que eu não concordei com ela. Sim, concordo que não devemos ficar falando "bebenês" com bebês maiores. Vocês sabem o que eu digo né? Fica falando mais mole, mais 'x' e menos 's'... essas coisas. Por outro lado, falar "dedera", ou "papá", ou "auau" de vez em quando, não mata ninguém, né? (ou mata e eu não to sabendo?);
Na hora de examinar, ela disse que os bebês nessa idade choram mesmo, e que isso é um ótimo sinal. Sim, é bom eles chorarem porque mostra que eles reagem quando colocados numa situação estranha, diferente. E, no caso, os pais devem ter contato físico e visual, e explicar bem firmes para o bebê esperar um pouco, que vai ser rápido, que não dói, e que já já irão pegá-lo. Ponto para nós, papais, que já fazíamos isso. Ela justificou, dizendo que muitos pais pegam o bebê, tentando acalmá-lo. E ai no colo eles param, voltam pra maca, e choram novamente. Errado, e eu concordo;
Recomendou duas vacinas particulares: Catapora e hepatite A. Alguém sabe média de custo dessas vacinas?;


Sobre alimentação, passou uma pirâmide alimentar TUDO de bom para bebês, com porções e tudo detalhadinho. Meu sonho, essas coisas esquematizadas, específicas, em mãos (prometo que compartilho com vocês depois)! Disse para irmos introduzindo frutas aos poucos, e para evitar sucos. Oi? Sim, essa é a segunda coisa que eu não concordei. Ela falou que é contra sucos, porque disfarça o gosto da fruta para a criança, e depois ela só bebe o suco, mas não come a fruta. No caso da Lara, ela só bebe suco de limão e de laranja. Sendo que a laranja ela chupa também, caso a gente descasque para ela. Se formos seguir a justificativa (que faz sentido, mas achei radical de mais), a Lara não vai comer limão mesmo, né? Então é isso, não vamos parar com os sucos!

Sobre o leite, a diarreia e essas coisas mais preocupantes e nada rotineiras, ela falou para irmos aos poucos, esperar passar um pouco o tempo desde que voltamos da praia, e ir descobrindo o que é, experimentando. Nada de remédio desnecessário. Ela assustou quando contei que a nossa antiga pediatra tinha parado com as vitaminas e o ferro quando a Lara passou a comer sólidos - disse ser desnecessário. Nessa hora, a Dra. não passou novamente as vitaminas, mas disse que no conselho de pediatria (algo do tipo), tem um consenso da criança tomar esses complementos até os dois anos, no mínimo. Seguindo seu princípio de não prescrever nem passar nada sem ter certeza de que a criança precisa, pediu um check up geral da Lara. Exame de fezes, urina e sangue (hemograma). Depois de analisar esses resultados é que ela fará a receita com a dosagem ideal para o organismo da Lara.
O leite, pediu para mudarmos para uma fórmula de soja infantil por um mês, para depois ela tentar introduzir um outro leite que ela explicará melhor para a gente na próxima consulta. (Ai meu bolso, porque a Lara não gosta de soymilk, então me resta NAN e Aptamil. Alguém conhece algum outro mais barato???)


De um modo geral, ela falou que o ideal para a idade da Lara é tomar duas ou três mamadeiras por dia. E, importante para quem usa leite em pó. Por mais que nas latas fale para colocar primeiro a água, depois o pó, isso é errado, porque muda a concentração ideal, já que o volume é aumentado e, dessa forma, sustenta menos. Eu sempre fiz como indicado na lata, e a Lara mamava mais ou menos 270ml, pedindo mais às vezes.
Depois da consulta, passei a fazer como ensinado, e hoje ela mama os exatos 210ml e fica satisfeitíssima! Então fica a dica. Coloquem o pó, e completem com a água até a medida que o filho toma (210, 330, o que for). É um pouco pior para diluir, mas é só misturar e balançar bem!!

Ela e o Lucas se deram muito bem, porque como o Lucas faz biologia, os dois conversaram um pouco em termos científicos e ela se sentiu bem à vontade de explicar tudo que ela falava ou fazia. O Lucas adorou, e entendeu. Ei... não se preocupem! Eu entendi também!! Pelo menos dessa vez, tudo que eles falaram eu lembrava das aulas de biologia!

Foi um bate papo bem gostoso, de uma hora e dez minutos. Ela disse que primeira consulta demora mais mesmo, e que o papo nunca acaba. Então temos que ir com calma e priorizando o que é mais importante no momento. A Lara ficou bastante inquieta no final, pegando nossa mão e apontando para a porta. Tadinha, esperou por muito tempo, sem falar que estava com fome e com sono né. Eu não imagina que sairíamos de lá quase 2 horas da tarde. A Dra. pediu uma outra consulta para o final desse mês (que já está marcada para o dia 27). Iremos resolvendo essa questão do leite e também do seu peso aos poucos. Ela disse que a Lara está seguindo a linha do gráfico na altura, no perímetro cefálico, mas que o peso está um pouquinho abaixo do esperado.
Está medindo 76 cm e pesando 9,1kg (a poucos dias tínhamos pesado ela, e tinha dado 9,7kg. Talvez ela tenha emagrecido por conta da diarreia que estava muito nas semanas anteriores).


E para finalizar com chave de ouro, ela nos passou seu celular e disse que eu poderia ligar ou mandar mensagem qualquer hora que eu quisesse. Que às vezes, se eu ligar e ela não atender, que ela pode estar numa consulta, então que eu mande mensagem. Ela responde todas, e se necessário, retorna a ligação!

Tinha como ser melhor que isso????
Acho que não!
Sorte termos dado certo logo na primeira pediatra da busca que parecia infinita! =D

E assim vamos, seguindo suas recomendações, e aguardando ansiosamente para a próxima consulta!

17 comentários:

  1. amiga a Clarice vai ser maior q a Lara quando tiver a idade dela? sepre me disseram q ela era grandona, mas ela tem 10 meses e na ultima consulta media 73 cm! juro q agora eu pude ter noção d como ela é grande! ou eles ñ crescem tanto mais agora? amiga ñ entenda como comparação por favor! q bom q encontrou uma pediatra boa, tb adoro a nossa! bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que não tem nada melhor que encontrarmos um pediatra bom, no qual confiamos para cuidar dos nossos filhotes!O pediatra do Levi também não recomendou que ele tomasse suco, eu também estranhei e também não vou parar de dá já que ele ama suco!
    Engraçado, o Levi nunca tomou vitamina nem ferro, nenhum dos pediatras por qual passamos comentou isso com a gente, isso pra mim é novidade!
    Durante algum tempo o Levi teve que tomar o Aptamil, não sei como ele conseguia tomar aquilo, era terrível de ruim, até o cheiro era ruim,além de ser caro e difícil de achar... mas graças a Deus foi por pouco tempo, ele teve suspeita de alergia à leite, e não de intolerância à lactose, mas essa alergia não se confirmou e ele voltou a tomar leite de vaca!(:
    Essa dica de preparo de leite também é novidade para mim, sempre colocava a água antes, vou experimentar fazer ao contrário!
    Bjos e saúde para a Lara!!!

    ResponderExcluir
  3. Ela perece ser uma ótima pediatra mesmo.
    É tão bom quando sentimos segurança assim num profissional né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que a questão dos telefones, celular p/ eventuais emergências, já é um ponto fortíssimo! Sabe que demorei 7 anos para encontrar "A" pediatra?! Não é fácil, então, agarre-a! rsrs

    Qto as vacinas, a pediatra dos meus além do consultório, é chefe de pediatria de neo natal em hospital público e ela afirma que as vacinas pelo SUS são mais confiáveis do que a de qualquer clínica particular de vacinação. Ela nunca me deixou pagar pra vacinar! E já ouvi bastante isso por aí tb! Dá uma checada onde vc mora!

    Bjão meninas lindas! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Mamãe Pinel passando rapidinho só pra comentar sobre o post,estou sumida né,ainda tenho que ler sobre a viagem e deixar meus comentários.

    Nossa que pediatra é essa ??? É a dos meus sonhos, mais não tenho muito tempo pra ficar procurando pela ideal então fico com um + ou - mesmo.

    Enfim, em relação ao leite que tal testar nestogeno ??? Dei a algum tempo Pra Lavínia por causa do $$$ Ser baixo más com ela não adiantou prendia muito,agora só dou leite de caixinha e mucilon e ela toma 3 mamadeiras de 330 ml por dia.

    Olha a Vacina que dei na Lavínia a uns 2 meses particular foi essa da catapora aqui no interior de SP paguei 140,00 agora falta essa da Hepatite A.

    Ela tomou todas que tinha que ser tomada nos postinho de saúde e eu nunca desconfie de suas eficacias e nunca ouvi falar de nenhum caso que tenha dado errado.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. que bom que vcs conseguiram uma ótima pedi pta tchutchuca, eu sei como alivia o coração da mãe. o Otávio tbm tem uma ótima pediatra
    gostei do jeito como tu falou que ela é, adorei a dica sobre o LA. mas o Otávio toma de vaca e nãoa ceita em pó. vou pedir pra pedi dele se pode causar algum dano a longo prazo, fiquei com medo agora. =S
    beijos lindassssssssss saudades

    ResponderExcluir
  7. nooooossa amiga, eu não sabia que tinha perdido tanto post teu, mas ja li tudinho! e amey a praia da Ribeira, nooooossa também quero!!!
    já disse que tu é muito guerreira néam? noossa eu JAMAIS viajaria sozinha com o Otávio e ainda mais trocando tantas fraldas? so tenho que te dar os PARABENS!
    e que invejinha branca dessas tuas férias!
    que bom, me senti tu lendo esses posts, senti até o gostinho do sal do mar. heheh
    bjãaaaaaaaao

    ResponderExcluir
  8. Olá! Preciso fazer um comentário que não tem absolutamente nada a ver com este post: eu achei incrível a idéia de colocar as fotos do crescimento da pequena aqui na barra da esquerda! Porque assim, na maioria das vezes que a gente entra num blog e lê um post, não sabemos muito (principamente quando é a prmeira vez) a idade do bebê/criança em questão. E desse jeito que você fez, dá pra saber como a mocinha está! Ótimo! Vou adaptar pro meu blog colocando apenas uma foto e atualizando-a uma vez por mês!
    Obrigada pela inspiração.
    Parabéns pelo blog e pela filhota!
    Abraços,
    Aline
    www.decaronanacegonha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Caramba, parecia que eu estava lendo sobre a pediatra da Manu, eh igualzinha a essa. A da Manu tb diz pra gente dar preferencia pras frutas ao inves do suco, tb pra ser acstumar com a fruta e pq o suco tem mais glicose, ja que precisa de muito mais fruta pra faze-lo. Por conta disso, Manu ama fruta, mas suco, so de laranja e maça. A Manu tb tem uma certa intolerancia ao leite. Ela toma Nan HA (hipoalergenico), eh caro, custa 35,00 a lata..mas como hj ela tb so toma 3 mamadeiras por dia, entao a lata rende. Tenta experimentar esse. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bem querida...Essa pediatra dentro de tudo mesmo viu =)
    Optimas dicas que ela deu..E optimo ela se disponibilixar caso aja algo para voce ligar quando quiser...dica 10 ai para ela =)
    E para voce que arranjou uma pedi 5* ks
    bj

    ResponderExcluir
  11. Gostar da pediatra é fundamental.
    Fico feliz por vocês.

    Beijoss


    Flavi

    ResponderExcluir
  12. Olha, por aqui sempre demos Aptamil Soja porque qdo Laura era pequenininha e eu precisei entrar com Nan, ela vomitva de jato. Então, pedi receitou Aptamil soja e ela mamou até 1 ano qdo mudamos para Soymilk. A dica para ela aceitar o SoyMilk foi colocando de poquinho na mamadeira. 1 medida a mais a cada 2 dias. Assim, ela vai se acostumando com o gosto e não rejeita. Aqui em casa funcionou. Mas o Soymilk é um pouco pesado. Por isso, sempre mantivemos pelo menos 1 - 2 medidas de Aptamil na mamadeira.

    Médico que passa o celular nos passa uma segurança, né?! O pedi da Laura passou tb, desde o nascimento. Adoro ele.

    Bjos e tudo de bom pra Lara.

    ResponderExcluir
  13. Gatona,
    tô há horas com seu post aberto e só agora consegui ler!
    Graças a Deus a nossa pediatra é da família toda, dos pequenos, e amamos!
    o celular dela tenho desde que estava gravida...hahahaha adoro ela!
    ela é super atenciosa, tira todas as dúvidas e mais um pouco...
    sobre falar benenês, eu sou mais tu, de vez em quando eu falo sim, e não me importo...
    sobre os sucos a minha pensa diferente, mas é que Antônio ama frutas...rs e sucos!rs
    beijão em vocês

    ResponderExcluir
  14. Nem preciso falar sobre pediatra, né? Você já leu lá no blog.hahaha
    Quanto a linguagem o pediatra disse a mesma coisa pra mim... Ele explicou que como eles estão aprendendo a palavra , então ela chama o cachorro de Auau, mas sabe que aquele é o cachorro. Depois que eles aprendem aí não tem problema dizer auau. E as coisas no diminutivo também. Dizer áfua e quando ela já souber o que é aí pode chamar de aguinha, ou seja lá o que for. Ele disse que els não tem discernimento pra saber o que é diminutivo, entendeu? Soa como se fosse palavra diferente... É mais ou menos isso..

    A vacina de catapora eu paguei 140,00 e a de hepatite vou dar esse mês parece que é 80,00.
    Eu dou suco, fruta, amasso, espremo.. De qualquer jeito a Laura come... :)

    Beijocas e ainda bem que deu tudo certo.
    Carol

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    realmente não tinha como ser melhor! Consulta super bem aproveitada e post super útil para as mamães! Adorei sua lembrança de infância!rsrsrsrsrs...
    Um final de semana delicioso para você!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Não tinha como ser melhor mesmo, eu tive essa sorte quando Ubiratan nasceu, mas ai fomos pro Rio e ele ficou sem o pediatra ótimo, quando Lívia nasceu achei um bom mas o consultório só faltava cair na nossa cabeça, ai consegui uma ótima, fiquei com ela até 8 meses ai veio a noticia passou num concurso do estado e não trabalha mais no particular.
    Quanto ao leite nunca tinha pensado em colocar a água depois sempre coloco antes rs.
    As vacinas não lembro quanto paguei.
    bjus

    ResponderExcluir
  17. MENIIIIIINA!!!
    QUE PEDIATRA MARA É ESSA?
    Acho que vou me mudar só pra consultar Matheus com ela! hahahaha
    Eu quero e quero!
    Tô louca atrás de uma pedi descente aqui em SSA e nenhuma atende UNIBOSTA! #queódi

    Parabéns pela pedi!
    E pela gostosona!
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...