quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A primeira cria(ção) - Blogagem coletiva!

Esse filho sim, foi planejado! E como!!! Mas nem por isso a tarefa e a mão de obra diminuiu.
Foi planejado por mais ou menos 3 meses. Uma gravidez dupla, digamos! Sim, porque enquanto eu gestava a Lara em minha barriga, minha cabeça gestava um outro filho. E, como em qualquer gestação, tive dúvidas quanto ao nome e à aparência, principalmente. Esses pontos decididos, mãos à obra!
Passei uns 2 dias trabalhando nisso: escolhe template, faz cabeçalho no paint, escolhe letra, layout, cores, imagens... é muita coisa! 
O bom desse filho, é que ele não é permanente. Pode mudar o nome e o visual a qualquer momento, e quantas vezes quiser! É bom mudar os ares de vez em quando! Nós mesmos já mudamos o visual uma vez.. e estamos prestes à terceira mudança.
Depois de muito incentivo, e vários textos mentais, resolvi fazer logo o parto deste que vos fala. Dia 23, à noite, aconteceu! Lá estava o "De repente... MÃE!" no ar, pronto para crescer, se desenvolver e ensinar muito à sua criadora (e de quebra, dar umas dicas para os seguidores).
Foi pura emoção!!! Daquelas que a gente fica olhando. Vai na cozinha, bebe uma água, volta e liga o computador de novo, só pra ver e admirar a sua cria(ção).

Quando esperamos um filho, temos aquele monte de ilusões e certezas, que na verdade não passam de vontades nossas, porque na prática, a coisa anda meio torta. E no final das contas, aquilo que não planejamos vem a ser melhor que o sonhado. Explico:
Planejei o meu blog para, futuramente transformá-lo num livro para mamães adolescentes, também para que o papai (que não mora com a gente e sim um pouquinho longe) pudesse acompanhar melhor o crescimento e desenvolvimento da pequena, mas, principalmente, para ser um diário (ou biografia?) da Lara, para ela! (Detalhe é que eu super achei que seria uma das primeiras mamãe blogueiras, ainda mais adolescente. Santa ignorância inocência)
No primeiro dia só o namorado e alguns amigos próximos liam e comentavam. E ai chega uma pessoa desconhecida para falar que adorou o cantinho! Que delícia! E quando aquela pessoa com um milhão de seguidores que a gente adora, comenta? A gente pensa: "Não acredito que ela veio conhecer o meu canto, as minhas criações!"
Mas, como muitas mães por aqui, eu não esperava encontrar tamanho universo imerso na chamada momysfera (e suas variantes). Por ai vai, e o filho vai conquistando outras mães... 15 seguidores; 44; 100; 200... e, de repente, 293! Assim, num piscar de olhos, o filho vai crescendo, e sendo motivo de orgulho! Quando para pra analisar, até postagem coletiva, a gente tá fazendo! De repente, você faz parte desse universo e não consegue sair mais! Não. Não consegue.
Por mais que seja até loucura contar toda a vida dos filhos, postar fotos, e fazer contato com uma pessoa que você nunca viu na vida, mãe reconhece mãe, e isso é um fato! Mãe entende mãe, e isso é outro fato (mães blogueiras juntas então, nem se fala).
Mas os benefícios são muito maiores! Incomparáveis! 
E não é assim com os filhos (aqueles que saem da nossa barriga)??? A gente se torna insone, sem vida social, desarrumada, com olheiras e ainda fede a leite por um tempo. Depois ficamos malucas com tanta bagunça e energia que os pequenos apresentam. Passamos horas sem comer, sem ir ao banheiro, simplesmente por estarmos preocupadas com outras coisas (leia-se, filho). E é por esse mesmo ser que temos um amor incondicional e infinito! É por esse ser que a gente morreria, e é por causa deles que somos mais felizes que nunca!

Voltando ao assunto, o mesmo com o blog, que é também um filho, não é isso que a gente tá falando aqui?! 
Um filho que mais ensina que aprende. Um filho que, com seus amiguinhos (outros blogs), ensina a ter mais paciência, mais senso de humor, mais senso crítico, mais consciência, mais alegria, mais formas de demonstrar o amor, mais atenção, mais cuidado com a gente mesma, mais alto astral, mais otimismo, e nos inspira, sempre, a ser uma mãe melhor (seja por se identificar, ou por querer fazer diferente!).
Eu gosto de ler para me informar, e compartilhar (tem coisa que deixa uma mãe mais empolgada que falar de filhos??? E quando é pra outra mãe que quer saber do seu filho então? Melhor, impossível!). Compartilhar aquele momento difícil em que o filho só quer saber de mexer em tudo na casa, fazer birra, bater, dar uma de atleta e arremessar tudo o que encontra pela frente, e ai se consolar ao ver que todas as outras crianças da mesma idade estão passando por isso! E ai entra a troca de ideias, as dicas, as soluções! Compartilhar as emoções das "primeiras vezes" e ver o quanto as outras mães estão orgulhosas também!

É por isso que tenho um blog materno! Porque é uma terapia onde os terapeutas somos nós mesmos, expressando nossos sentimentos e procurando ser a perfeita-super-mãe-maravilha. 
Posso falar? A cada dia a gente se torna melhor, e mais próxima da utópica perfeição, porque a gente procura, a gente se informa, a gente aconselha, a gente bloga!


E tenho dito, um não vive mais sem o outro! Exagerada??? Um pouco. Mas que a vida da Lara tem um gostinho especial por causa do "irmãozinho", isso tem!


E ser mãe de dois filhos, é isso! Estou logada desde às 10h da manhã (há 4 horas) para arcar com minhas responsabilidades para com o meu primogênito, enquanto a minha caçula me chama para ir no pula-pula; no balanço; na cozinha ver a calopsita (Elvis); puxa minha mão; o cabo do notebook; ou simplesmente, me enche de orgulho mostrando o que aprendeu na escola, depois do 3º dia (depois eu conto, ou melhor, mostro!).


Essa postagem faz parte de uma blogagem coletiva, proposta pelo Mamatraca. Não conhece? Clicke no link já! Quer participar? Corre que ainda dá tempo!

12 comentários:

  1. Oi...Bem ser mae da trabalho neah mesmo ks :D
    Mas adorei saber sobre sua gestaçao e parto...simples o seu parto por aqui viu rs
    Eu queria que meu Diego nascesse tao facil como fazer (ter/parir) blog ehehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Maria Thereza, adorei o relato, tb amo essa troca da gente, se depender de mim, ainda vou postar sobre as comemorações de 15 anos da Alice, espero que NÃO seja uma daquelas festas :S hihihi
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, foi ótimo conhecer um pouquinho mais desse blog.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Maria Thereza, depois da alegria de ter todo o relato da vida dela (até onde puder ir), conhecer novas pessoas é o que me dá mais prazer com o blog. visito poucos, mas tento ser fiel e gosto demais quando percebo que já conheço um pouquinho. E sempre sonho que vou encontrar pessoalmente - vc por exemplo, tá na minha lista de visitas qdo eu for à BH rever a família!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa!!! E quero conhecer mesmo hein!=D Mostrar minha coleção de filmes, livros e bonecos Disney pra Nina! haha

      Excluir
  5. Xuxu vc também faz parte do meu inicio de visa ativa na blogsfera sabia?
    Amei que vc trouxe o blog como um filho mesmo! Claro que é! A gente gera, pari, cuida e alimenta!!
    É filho sim! Beijo em vc e na Larinha que está enooooorme

    ResponderExcluir
  6. Olá! Para mim também escrever é terapia!
    Se quiser ler a minha
    http://www.alinedexheimer.com/meu-mundo-virtual.aspx
    Beijos,Aline

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com você. Isso aqui é terapia e nos aproxima de outras mães, outras histórias. É muito bom. Hoje tenho bem menos tempo para postar, mas não largo dele não, rsrs.

    bjks Flor!!

    ResponderExcluir
  8. nem me fale .... eu tb comecei tudo isso para que um dia a piquena leia e sinta tudo com a mesma intencidade do momento .... mas dai veio o primeiro comentario que foi da Marthinha mamãe da Lais e foi ai que o blog me ganhou para sempre ... logo eu com uma vida pacata com tão poucos amigos estava ali cheia de amigas que gostam do meu assunto favorito (filhos) muito legal .... eu ja aprendi TANTO com os blogs e minha vida se tornou um cadinho melhor desde que entrei para este mundo maravilhoso ....

    eu sou feliz por conhecer vocês !!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria Thereza, li a sua história e fiquei pensando: será que um dia tanta gente assim vai ler o que escrevo? Parabéns por ter feito do seu cantinho um lugar tão legal que cativou tanta gente.
    Meu cantinho é o blog Mil Dicas de Mãe, onde escrevo aquelas coisas que realmente só aprendi depois que a filhotinha nasceu. E novidades, um pouco de vida sustentável e tecnologia. Espero que possa fazer uma visita: http://mildicasdemae.blogspot.com/
    Bj,
    Nívea

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Theresa,
    que linda postagem! Adorei a maneira como vc expressou todas essas sensações maravilhosas e loucas que a gente vive nesse momento!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. eu agradeço d mais essa momysfera, quantas amizades eu fiz! estou adorando ler os relatos! bjsss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...