quinta-feira, 22 de março de 2012

Falando em sono...

Então, aproveitando a deixa que ontem eu contei da hora de dormir, quero contar agora algo que anda me incomodando bastante, que é a rotina de sono da Lara.

Desde que ela entrou na escola, mudou um pouco, mas depois do fim do horário de verão, ai sim, danou-se!
Antes, ela dormia mais ou menos entre 20/21h, e acordava por volta das 7:30/08h da manhã. Lá pras 10:30 ela dormia de novo, por mais ou menos 1 hora. À tarde também rolava uma sonequinha de 1h30min mais ou menos, por volta das 15h. E ia assim, mais ou menos nessa.

Quando as aulas dela começaram, ela chegava com sono. Almoçava, tomava banho e dormia, de 2 a 3h por tarde. Mas o horário de acordar e o de dormir eram os mesmos.

Assim que o horário de verão acabou, ela passou a acordar entre 5:30 e 7h. Dormia mais cedo também.. umas 19:30 já estava com os olhos pendurados. Se fosse só isso, tudo bem, mas como ela acorda super cedo, ela quer dormir à tarde mais cedo também, e ai é que começam os meus problemas....

Minha mãe a busca na escola às 11:30, até chegar em casa dá uns 10/15 minutos. Ela chega dormindo... e se eu acordar para almoçar, já viram, né? Não come, não dorme de novo, e é choro certo e manha o resto do dia. Deixo dormir... mas ela dorme de 2 à 3 horas, lembram?

Alguns dias atrás tentei fazê-la dormir mais tarde, pra ela acordar mais tarde e não dormir na hora do almoço. Pergunta se funcionou: Não! Ela dormiu às 22h e acordou às 06:30. Não importa a hora que ela durma, a hora de acordar é sempre nessa média. Maldito relógio biológico!!

Então, entendam meu drama: o que fazer com uma menininnha, que mama quando acorda, lancha na escola às 09:00 e só almoça depois às 14h!!!!!! E bom, digamos, ela almoça melhor quando está no horário. Pelo menos está almoçando, seja 12h ou 14h, mas que é melhor quando no primeiro horário, isso é!

Não conseguimos mantê-la acordada; não conseguimos fazê-la dormir na escola; não tem a possibilidade de buscá-la mais cedo, porque 11:30 é o horário que minha mãe sai do trabalho para almoçar; não adiantou mudar o horário de dormir; não dá pra ela almoçar na escola, porque lá o almoço começa por volta de 11:45/12h.

E quando ela dorme pouco à tarde, eu digo, quando acorda 12:30, ela fica SUPER mal humorada, e eu tenho certeza que esses horários de sono nada equilibrados com horários de comer está contribuindo 70% pra bagunça, manha, birra e choro desnecessário ao longo do dia. Falo isso, porque dia que ela não vai à aula (raro) ou finais de semana, principalmente, ela se comporta melhor, com os horários mais em harmonia.

E agora, José?
Queria muito que ela chegasse em casa acordada e só dormisse depois de almoçar, assim como foi em fevereiro.... alguma alma tem dica? Truque? Fórmula mágica do amor do sono? Trago a rotina de volta em 3 dias?

14 comentários:

  1. iii amiga, acho que isso aí não vai mudar hem! rsrsr
    boa sorte!
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. já tentou prender a atenção da hora que ela chegar até a hora do papá ficar pronto? pra vê se assim ela não dorme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela dorme dentro do carro. Já tentamos de tudo para ela não dormir no caminho, mas nada adiantou!

      Excluir
  3. Olá, eu tentaria fazer o que você já fez, mantê-la acordada até tarde para que ela acorde mais tarde. O problema é que nos primeiros dias o relógio biológico dela se manterá... Ela vai ficar irritada de dormir pouco, mas paciência. Acho que isso começa a dar resultados depois de uma semana; tomo por exemplo o que acontece aqui em casa, pois o tempo que minha filha demora para reprogramar os horários de sono aqui de casa. Quando o horário de verão acabou, demoramos uma semana para voltar ao normal.
    Depois conta como vc resolveu, ok?
    bj e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. amiga, o q eu digo é para vc se adaptar a ela, se ela fica bem com esse horario, então deixa! aqui eu me acostumo com os horarios da Clarice, as vezes muda, depende da epoca muda alguma coisinha, mas se ela ta bem, ta comendo bem, e dormindo bem! eu deixo! ainda mais se afeta o humor! bem, espero q vc chegue a uma solução! bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Carol, o problema é que ela não está exatamente bem com isso, afinal, ela fica mal humorada por comer tarde, mas o sono fala mais alto, entende?

      Excluir
  5. Dilema hein querida?? Acredito que vc vai conseguir isso gradualmente. Um dia segura o sono 20 min, no outro 40... até chegar onde quer. Tente trocar o horário do banho dela também. Lembrando que criança irritada e com sono não come, então tudo bem devagar, sem gerar estresse para sua pequena. Aos pouquinhos vcs se ajeitam ai.. O mais importante é ela se alimentar e continuar saudável! Espero ter ajudado
    beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ich eu não sei nao amiga!!! Mas se ela ficar bem com esse horario entao deixe ...e porque ela se sente e sta' bem querida...
    Pode ser quem com o tempo as coisas se ajeitem melhor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, acho que não vai dar parquinho a tarde :( vcs duas podim vir aqui pra casa, tentei te envira msg mas não sei o que fiz com o número do seu cel :S vou te mandar e-mail tb
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Bom dia...

    Aqui em casa estamos enfrentando outro tipo de problema...
    Minha bebê de 1 ano e 2 meses não quer saber de comida "salgada"!!
    Está super complicado fazê-la almoçar e jantar! Ontem fomos no pediatra e ele mandou fazer uma série de exames pra ver o que está causando essa falta de apetite.. pois além de não comer, está mamando pouco! As únicas coisas que ela não rejeita são as frutas e sucos!! Ela nunca teve nada.. Teve febre pela primeira vez na vida a 3 semanas atrás... e foi decorrente de eu ter começado a trabalhar.. Ai como não teve outro sintoma o pediatra disse q era emocional! Mães sempre tem seus dilemas né?!

    Voltando ao seu... Ela não tem sonequinha na escola?
    A minha filha começou a ir pra escola está semana, somente de tarde.. e lá ela tira uma sonequinha!
    Se não tem jeito de ela dormir lá.. peça para a profe dar uma frutinha ou lanchinho pra ela antes de sair de lá.. e deixe que durma... depois vc dá almoço á ela... E qnto a rotina ela vai se adaptando!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Menina, nós vivemos em função do sono deles, né? Eu já desencanei. Larguei mão e a única coisa que faço questão é de que ela não durma horas antes do sono noturno para não atrapalhar a noite. De resto, deixei rolar. Uma coisa é quando estamos em casa, outra é quando elas vão para escolinha. Espero que você encontre a melhor solução.

    bjks,

    ResponderExcluir
  10. Acho que de pouquinho em pouquinho ela consegue entrar no ritmo de novo.
    Mas de qualquer forma, acho melhor deixar ela dormir o qto quer.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Lê - Dilemas de uma mãe sem manual!24 de março de 2012 às 01:28

    Sei como é isso amiga.... fico beeeem angunstiada com a falta de rotina do Lucas aqui em casa! Qdo eles saem da rotina, a nossa vida também fica beem enrolada, né?

    ResponderExcluir
  12. Olha, acho que a melhor coisa é desencanar, MESMO! Logo ela entra na rotina denovo, porque humor de bebê com sono é algo que mãe nenhuma merece! hehe
    Beijão!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...