quinta-feira, 29 de março de 2012

19 meses de muito o que amar

A mamãe nem sentiu direito as águas de março, e elas já estão passando!
Tive a impressão que esse foi o mês mais aproveitado do ano, apesar de ter perdido a noção do tempo e não ter visto os dias passarem.

De repente, me pego aqui, escrevendo mais uma cartinha pra você, o que é sinal que você já ficou um mês mais velha e agora tem 19 meses, ou seja, 1 ano e 7 meses.
Se os meses de janeiro e fevereiro foram os meses das palavras, esse foi o das frases. Bom, não que você já esteja assim, componto orações com sujeito e predicado, mas já acontece de ter mais de 2 palavras interligadas, e eu ADORO!

A primeira frase nessa construção que eu te vi falar foi: "Menina bonita não chora!" COISA LINDA!
Quem te ensinou foi a Neide (empregada/babá/quebra-galho), que você adora por sinal, num dia que a mamãe teve alguns compromissos e você passou a tarde toda com ela. Emoção pura, afinal, nunca foi segredo que a fase mais esperada por mim foi a do desenvolvimento da fala. Sempre sai um "té papá", "dá ága", "neném caiu", "exe nião", entre outras.
Você ainda esquece que sabe falar, e chora, chora, chora querendo algo. Às vezes, confesso, me irrito com esse choro sem causa aparente e insisto para que você fale. É, tenho que ter mais paciência, eu sei, mas não custa falar de vez em quando né filha? Ia poupar várias lágrimas suas e culpa minha, por não saber o que você quer e consequentemente me irritar.


Seu gosto por livros aumenta cada vez mais, e depois da primeira vez que a mamãe leu um livro para você, a sua história favorita desde então é a da Branca de Neve. Posso com isso? E o orgulho que eu sinto? Não preciso nem falar...Você já assistiu algumas partes do filme, e até já esboça uma cantoria da música do início!
Falando em cantoria, eu estou encantada com o seu desenvolvimento musical! Do nada começou a completar VÁRIAS músicas, como Parabéns pra você, Galinha Pintadinha, Cão Amigo, Atirei o pau no gato, Soco-soco/bate-bate (essa você fica cantando e mexendo as mãozinhas), I'm Your (Jason Mraz, você ama o refrão e a parte dos ôôô), por exemplo.

Mas, o que você ama mesmo, e fica hipnotizada, são animais. De qualquer tipo. Da formiga ao pássaro. Da lagarta ao gato! Nada de frescura, de ter nojo ou medo de pegar. Pelo contrário, viu que é vivo, você quer pegar, abraçar e não soltar (nunca mais). Senta em frente uma lagarta para vê-la se movimentar (mas a mamãe já ensinou que não pode pegar, viu!). Pega os frangos (daqueles sem pena mesmo, horríveis) e dá beijinho, amassa gatos e cachorros, até os cães grandes da nossa casa, você quer fazer carinho. Passarinhos então, nem se fala. Você tem uma fixação inimaginável com aves. Chora quando vai atrás delas e elas voam, e o mesmo acontece com as borboletas. Fazer o que? Elas podem, né? E fica vidrada quando encontra imagens desses animais. Já os dignos de zoológico (leão, girafa, macaco, zebra, pinguin, elefante) ficam só nos desenhos mesmo, o que não diminui a sua empolgação. Será que teremos uma veterinária ou outra bióloga em casa? Vai saber... mas, que será amante dos animais, isso será, ou melhor, já é!

E não é só a fauna não, a flora também te encanta. O verde, o ar livre, pisar na grama ou na terra, brincar com água, molhas as plantas, cheirar e fazer carinho nas flores. Sempre com um sorriso de satisfação na cara que dá gosto de ver.
Ah, como eu amo esse sorriso, filha!

Amo as suas gracinhas; amo seus carinhos espontâneos; o jeito que você corre balançando a bundinha e os braçinhos; o seu chorinho falso (o bico que você faz, confesso que fico admirando e já até dei beijo, enquanto você chorava); a sua carinha amassada quando acorda; os seus hábitos de apagar a luz quando sai do quarto, ou de escovar dente (e a língua, coisa fofa); o seu virar de cabeça na hora de limpar o ouvido; o seu gênio forte na hora de escolher o sapato; o seu beijinho e abraço da hora de pedir "pupa" (desculpa); o jeito que você pede "tais" (mais) quando o cereal ou o macarrão acabam; o jeito que nós duas trocamos olhares e carícias, o jeito que nós duas temos certeza que nos amamos, e que somos eternamente, mãe e filha!

Amo amar cada pedaço seu, e amo ser parte deles.
Feliz mêsversário minha princesinha,
Beijos e abraços apertados, 
Mamãe!






22 comentários:

  1. Lindooo, acho interessante a riqueza de detalhes q vc coloca. Queria ser assim, mas sempre me perco, rsrs

    Lara tá muito esperta mesmo... to boba com a frase enorme q ela falou!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Gracinha ... Aproveita, acho bom quando eles fazem aquele rostinho de quem nunca escutou a historia... Cris

    ResponderExcluir
  3. mas um mes, que delicia!
    como passa rápido né, a Lara cada vez mais fofa com tudo isso que vc conta aqui pra gente... essa fase é ainda mais encantadora, essas primeiras palavrinhas, depois as frases... é tudo bom demais!
    parabéns Lara =)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Laraaa!!!

    e parabéns pra mamãe .. seus textos são lindos ... quando eu crescer quero ser assim .. kkkkkkkkkkkkkkk ... bjs
    http://princesaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. As cartinhas mensais que você escreve para a Lara são sempre lindas me emociono muito quando leio acho que quando você se torna Mãe é mais fácil entender os sentimentos da mesma,e o amor inexplicável que une os laços de Mãe e filha.


    Parabéns Lara por mais um mês bonequinha :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. linda sua cartinha pra Lara!
    Emocionante..
    Minha Helena tbm ama os animais, o ar livre, a chuva e principalmente a LUA... foi uma das primeiras palavras que aprendeu!
    hehehe

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela "menina linda (que) não chora", ou chora quando não sabe como se expressar.
    beijos.
    Aline
    www.decaronanacegonha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Alanis tá no mesmo pé, alias tem a mesma idade, só não completa frases ainda..
    mas fala que nem uma maritaquinha, repete tudooooo!kkk
    a gente fica boba née?
    ja seguindo
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhhh que lindo!! Juro que fiquei imaginando ela lendo daqui uns anos e vendo todo o carinho e orgulho dessa mamãe. Que delicia né?
    Um beijo grande para vcs duas e que Papai do Cëu as abençoe cada dia mais

    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. ooooowwwwnnnnn...
    aí não sei se babo no post ou nas fotinhos daí do lado...

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Laraaaaaa:D jajá são dois aninhos!

    ResponderExcluir
  12. ai q fofa!!! amei esse post! fico imaginando quanfo for a clarice com 19 meses! rsrsrsrs falando assim e nem a Lara heim??? rsrsrsrsrs bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Parabéns....Lara fofa d+

    Hei mamãe tá faltando a foto....

    Bjo oto bjo!

    ResponderExcluir
  14. Lê - Dilemas de uma mãe sem manual!2 de abril de 2012 às 10:27

    Parabénnns pra Larinha! Cada dia mais linda e inteligente! Quase chorei com sua cartinha! A Lara vai ter muito orgulho da mãezinha dela!

    ResponderExcluir
  15. Own...é muito lindo esse sentimento!!! Me emociono!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria Thereza,
    parabéns para a Larinha.
    Esse mês de Março voou por aqui também.
    Lindo o seu post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que lindaaaa.. Bjinhus
    Olha querida eu uso o programa Smilebox e PhotoScape nas edições das fotos de JAZIEL..ficam lindas né?? Amo personalizar elas. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog! Acabei de conhecer, já li vários posts! Amei!! Parabéns pela linda princesa, ser mãe é a melhor coisa da vida!
    Tenho dois meninos, o Pedro de 2 anos e 10 meses e o Daniel que fez 1 ano na segunda-feira. Eles são minha vida! Tenho um blog sobre a minha vida com eles, comecei quando o Pedro tinha 5 para 6 meses e estou até hoje na ativa. Quando puder, dá uma passadinha por lá!
    Beijos!!
    Fernanda
    http://profissao-mamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Quanta coisa delícia né??! Nino tem falado mini frases, é tão gostoso acompanhar esse aumento das palavras e das construções das frases. Estou amando essa fase! Lindo post!!! bjooooooooooooo

    ResponderExcluir
  20. Que lindo! Quanta fofura!
    Minha filha é do mesmo jeito com a fauna e a flora. Hehehe
    Como é bom acompanhar cada fase né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Lindo! Esses fases só desenvolvimento são fascinantes! Vc Maria com certeza é uma super mãe vc esta de parabéns e a Larinha também!
    Um beijo
    Ara

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...