sábado, 10 de março de 2012

Birra, doce birra!

Navegando pela internet, encontrei uma matéria sobre o tema que tanto nos enlouquece: as birras (que, apesar de terem diminuído a frequência, aumentou um pouco a intensidade, ou vice-versa, não sei ao certo saca o nível da loucura. Tá, pensando melhor, não é a birra que tem me tirado do sério, mas sim a desobediência.) De qualquer jeito, fica a dica:


Matéria tirada da Revista Crescer;

"A birra é um impulso puro e simples. É normal e faz parte do desenvolvimento”, diz Silvia Hey, psicanalista infantil professora da Universidade Pequeno Príncipe , de Curitiba (PR).
10 passos para lidar com a birra da criança. E não perder a classe


1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.
2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo. (e como faz se a criança quer pegar todas as embalagens, de biscoito à absorvente. De garrafa d'água à shampoo?)
3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.
4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...).
5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranquila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.
6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.
7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade! (essa é a MELHOR dica, ever!)
8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa. (E bota sono nisso).
9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo. (Ensinem isso para as avós, por favor! De nada basta eu ignorar se a sogra ou a mãe vem e pega para adular!)
10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento.

E aproveitem para aprofundar um pouco mais aqui (7 coisas que você tem que saber sobre a birra - MUITO BOM); e aqui, no Papo de mãe, que eles reproduziram a reportagem " Como lidar com a birra e a teimosia do seu filho".


Eu posso com essa cara de quem queria a câmera mas a mamãe não deu?
E que essas dicas me ajudem quando essaszinhas resolverem dar as caras de novo!
Agora, alguém tem dicas para a desobediência? Porque com essa sim, eu estou passando um PERRENGUE!

11 comentários:

  1. AH que carinha linda!!! Quanto as dicas, vou deixar bem salvas aqui, acho que vou precisar!!! kkkkkk
    beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ahhh que princesa mais linda
    amei a camisetinha dela

    e quanto as birras ...to passando por isso com a mais velha

    adorei as dicas

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Ai, mas eu não acredito que essa carinha tão fofinha tá dando trabalho?! Sério?! Menina, é uma loucura né!!!! Mas ó, vc está muito bem "equipada", é bem por aí, o negócio é respirar fundo e esperar a fase passar (porque piores virão, hehehehe)

    Eu já morri de vergonha vendo o Lucas espenear no supermercado e todo mundo ficar olhando com aquela cara de "ó, coitadinho". Ignorar por aqui é pior porque o volume do show aumenta. O negócio sempre foi se abaixar, conversar e, quando todo mundo estiver mais calmo, retomar o assunto... mas não sei se a Larinha gosta de uma conversa... sempre é bom ne?!

    Boa sorte!
    E que legal vc ter comprado o livro. Acho que vai gostar bte tb!

    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Fofa d+!

    Gostei pra caramba da matéria. O Davi está começando a fazer algumas birras. O ditado aqui em casa, antes de sair é:
    “Não mexe em nada, não pede nada."
    Funciona?
    Quase nada, mas to tentando. kkkkk

    Bjo oto Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Que carinha mais linda.... Tem como não ceder??? SIIIIMMM..
    Lá em casa tem sido assim também. Diz não faz e vai lá e faz... Mas acredito que são fases..

    Beijocas e boa sorte para nós...

    Carol

    ResponderExcluir
  6. Ah, não é fácilmesmo lidar com essas situações...mas faz parte da maternidade e do comportamento humano, né? Bem que eu queria dar uns chiliques de vez em quando pra ver seme escutam, hahahaha
    Grande beijo!
    Nine

    ResponderExcluir
  7. amiga valeu pelas dicas! axo q aqui algumas ainda ñ adianta, mas sei q ja ja serão uteis! bjssssssss

    ResponderExcluir
  8. Que carinha linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Aqui são 3 , então imagine 3 personalidades diferentes, 3 tipos de birras, eu uso muita paciencia e criatividade para contornar as birras, embora que meus filhos nunca foram de fazer escandalo, mais tenho um respondão, um chorão e uma que quer bater, de 6, 4 e quase dois anos respectivamente, o que funciona é a conversa com os maiores e com a pequena além da conversa eu ignoro, saio de perto e deixo que ela faça sua birra sem platéia, ai ela para e fica numa boa.
    Bjks e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. essa foto é linda demaiiis :D
    Essa matéria é boa mesmo, li a um tempo atrás... tbm postei sobre isso! Mas cada fase elas aparecem né, o imporatnte é ter bastante sabedoria para saber lidar e tentar não perder a paciência hahaha
    beijão

    ResponderExcluir
  11. Aqui as birras ainda não são frequentes, mas quando acontecem fico perdida, outro dia foi no parquinho, precisava vir embora e Alice queria brincar com água, eu tentava tirá-la e ela se jogava no chão, se eu deixasse ela voltava pra brincadeira, se eu tentava levar no colo a birra piorava, e nem pensar em tentar distrair numa hora dessa :S aiaiai (igual ela diz qnd sabe que fez algo errado)
    Achei o post ótimo, pq são tantas situações diferentes que ant mais soubermos, melhor podemos agira na hora,
    Lara Linda nessa foto, camiseta super fofa,
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...