segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Leia, goste e se inspire, mas não copie!

Hoje está rolando na blogsfera das mamães uma blogagem coletiva colocando em xeque a questão da ética.
A inciativa se deu por conta de um plágio do perfil (sim, do perfil, acreditam?) da nossa divertidíssima e autêntica Camila! E o selinho (este pode ser copiado, viu?) foi feito pela Anne!

Acontece que o plágio é tão comum hoje no mundo virtual que ignoramos o fato de ser errado e anti-ético. Claro que nos sentiremos bem se alguém gostar do que escrevemos e quiser reproduzir, mas só acharemos bacana se essa pessoa mostrar que é um texto nosso, e não tomá-lo como se fosse dela.
É comum nos identificarmos com várias mamães aqui na bogsfera e também com seus textos, afinal, somos todas mães e todas amamos nossos filhos de morrer. Eu mesma adoro a meneira como a Camila escreve, o senso de humor da Kah, as coisas que o fofo do Isaac fala pra 'mama Carol', a paixão com que as Mamíferas escrevem, as declarações de amor que a Lia faz à Emília... entre outras mamães que tantas vezes me causam uma pequena invejinha e indagação de "porque não pensei nisso antes?". Mas nem por isso as copio. Se eu assim fizer, muitos leitores (que não as conhecem, o que é um pouco difícil) podem achar bonito, divertido, legal e virarem meus fãs, mas lá no fundo, eu saberei que não mereço o crédito pois sei que terei copiado. No lugar disso, me ispiro, afinal, eu tenho meu jeito de expor as coisas, minha identidade e quero que as pessoas gostem de mim pelo que EU sou, e não poque soube apertar "ctrl+c, ctrl+v" no texto de outras, afinal, fazer isso todo mundo sabe!

Hoje mesmo li várias postagens super inteligentes falando sobre a ética na blogsfera, mas ao invés de copiar aqui o que elas disseram, deixo o blog da Carol Passuello, onde terá uma lista com vários blogs que aderiram à blogagem coletiva sobre a ética na blogsfera para vocês conferirem. 

O intuito da nossa blogsfera é trocar idéias e experiências, e não copiá-las! O que acrescentaremos copiando texto dos outros, se não uma postagem bacana (que não é nossa) em nossos blogs. Todas temos como inspiração os nossos filhos, e como nenhum filho é igual, porque os textos de diferentes blogs deveriam ser? Pois é, eles não devem!

Vamos trocar figurinha, e não roubar as do coleguinha! Pense nisso!

Espero que esta blogagem coletiva surta o efeito esperado de acabarmos de uma vez por todas com a cópia e colocarmos em prática a ética que nunca deveria ter sido guardada e esquecida dentro do armário.

9 comentários:

  1. Tamo juntas, rsss!! Adorei seu Blog... tô te seguindo... abraços! Se quiser dá uma passadinha lá no nosso bebeporacaso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito!
    Aqui na net é fácil copiar, mas pra que né?

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu post, obrigada por contribuir nessa campanha que só serve para proteger a nós mesmas e aos nossos filhotes queridos e amados! Quem sabe botando a boca no trombone juntas as pessoas não se tocam, né?!
    Super bjo,
    Camila
    http://mamaetaocupada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O bom dessa blogagem coletiva, alem dela mesma, ta sendo conhecer outros blogs otimos!
    Te sigo tambem!
    Beijos
    Natalia

    ResponderExcluir
  5. É verdade, muito feio plagiar. eu por exemplo adoro colocar textos de outras pessoas no meu blog, mas sempre coloco a fonte e as vezes faço ate uma propaganda!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei seu cantinho! Vou te seguir!
    Espero sua visita no meu bloguitcho: www.licanopaisdasmaravilhas.blogspot.com

    Bjos! ;)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!
    Acho que o legal é conhecer e trocar NOVAS experiências, ler postagens que vão nos acrescentar algo e não copiar as ideias!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu comentário lá no blog! Concordo com a Mari, além desta ser uma manifestação super bacana das mães blogueiras, está servindo para conhecer blogs novos! Adorei o seu cantinho, vou te linkar e seguir!
    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Maria, estou adorando toda essa movimetnação sobre a ética na blogosfera e amando as postagens! Muiiito legal!!

    Bjos,
    Ivana

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...