Alguns dias atrás eu li no blog da Alethéa coisas sobre os saltos de desenvolvimento que eu nunca tinha visto antes. Foi ai que percebi que a Lara estava realmente passando pelo primeiro salto de desenvolvimento, um pouco antes que o esperado, afinal, ela teve o salto com aproximadamente 3 semanas, e não com 5, mas, aconteceu. (Lembram?).
1º salto – 5 semanas
Por volta de 5 semanas de idade, o bebê passa por uma série de mudancas, que influenciam tanto os sentidos, como o metabolismo e os orgaos internos.
Como recém nascidos os bebês só conseguem se concentrar e enxergar coisas dentro do limite de 25 centímetros de distância e em tons de cinza. Agora esse limite se expandiu para 30cm e em cores. O bebê passa a se interessar mais pelo ambiente que o rodeia e passa a ficar acordado por mais tempo. Seus sentidos ficam mais sensíveis. Essas mudancas são confusas para o bebê. De repente eles requerem mais atenção e carinho. É também nessa época que os pais reparam que o bebê começa a chorar com lágrimas.
Depois desse primeiro salto o bebê vai poder olhar para as coisas por mais tempo, sorrir pela primeira vez ou com mais frequência do que antes, e ficar mais tempo acordado.
Os pais podem ajudar o bebê dando mais atenção e carinho, cantando e dando tapinhas no bumbum.
Então, agora a minha florzinha realmente enxerga melhor, pois ela presta atenção nas conversas, vira o rostinho na direção de quem a chama, tenta soltar alguns sons e até sorriu com algumas graçinhas (quando está dormindo então, dá cada gargalhada que a mamãe aqui ganha o dia). E agora que ela está ficando mais tempo acordada também, vou começar a colocar em práticas as brincadeiras do livro que ganhei de aniversário do meu pai - "125 brincadeiras para estimular o cérebro do seu bebê" - até porque ela já presta mais atenção quando conversamos e brincamos com ela, terá mais graça!
Em pouco menos de duas semanas, a Lara deve passar pelo seu segundo salto de desenvolvimento, que normalmente ocorre com 8 semanas. Segundo o blog da Alethéa é quando ele começa a diferenciar sons, cheiros e sabores; começam a controlar melhor as mãos e os pés, pois percebem que eles fazem parte de seu corpo, levando-os à boca com frequência sem falar que os bebês começam a emitir aqueles sons agudinhos mais fofos do mundo!
Dará trabalho, eu sei - ela estará manhosa e vai querer a mamãe o tempo todo - mas o esforço vale a pena se pensarmos que depois dele nossos filhos estarão mais espertos e cada vez crescendo mais e mais!
Foto: Florzinha da mamãe de saia! Minha moçinha! s2
Nossa, menina, é batata mesmo, né?! Com o Miguel aconteceu exatamente o que diz no texto que iria acontecer nas 26 semanas (6 meses). Agora que passou, percebo todas as diferenças!
ResponderExcluirÉ bom demais ver nossos bebês crescendo, né?!
Abraços!
P.S.: Que coisa mais fofa é esta menininha de saia!!!!!!!!
Deve ser marvilhoso ...pode até dar um trabalhinho, mas depois que vc ver o seu bebê fazendo coisinhas que não fazia antes , com certeza vc percebe que valeu a pena ! Ela é toda delicadinha, uma princesa *-* Que Deus abençoes vcs ;***
ResponderExcluirÉ assim mesmo e o pior é que alguns saltos duram vários dias! Linda a fotenha dela de saia!
ResponderExcluirEu sempre passo perrengue nos saltos.Bryan fica muito agitado,não toma nem 3 mamadeiras por dia e não curte muito dormir,mas depois ele aparece com cada coisinha nova recompensando todo trabalho!!rsrs
ResponderExcluirEla tá muito lindinha
bjs
Dá um trabalhinho mas é muito gostoso!
ResponderExcluirEstimula bastante ela, pois os estímulos são bastante importantes para o desenvolvimento.
Ela tá muito fofinha de sainha, eu também adoro enfeitar a Alice.
Bjs
Linda, uma boneca! Toda delicada rs.^^
ResponderExcluirA verdade é que estes saltos requerem muita paciência...mas como as meninas falaram é delicioso ver nossos babies aprontando para lá e para cá.
Bjs estou te seguindo.
Parabéns, Theresa! Já com 5 semanas, como voa... E você vai ver que vai ficando cada vez melhor!
ResponderExcluirSerá que é por isso que o João está todo manhosinho desde ontem? Nossa, uma mudança muito grande de comportamento,só quer colo!! bjos
ResponderExcluirQue linda! Joaquim também teve esses momenos "saltantes" e de vez em quando aparece um! Se você gostou do selinho e se identifica como matraca, pega também lá no Super Duper, ok?
ResponderExcluirBjos
Anne
mammisuperduper.blogspot.com
Thereza, em resposta ao seu comentário lá no meu blog:
ResponderExcluir1) A mini certidão a gente pegou lá no cartório mesmo, no dia do registro.
2) O problema da falta de trocador no avião é que não tem superfície pra colocar o bebê, entende? Não adianta um trocador portátil porque você teria de estendê-lo em algum lugar, uma bancada, por exemplo. E num micro banheiro de avião sem aqueles trocadores embutidos na parede, que você puxa e ficam igual uma mesa, é impossível trocar um bebê (ainda mais um bebê de 70cm como a Emília). A única solução seria fazer isso na poltrona, mas aí vai o cheirão de cocô por todo o avião... enfim, complicadíssimo. Achava que era obrigatório trocador em avião. Bjos!
Oi, querida, até que enfim achei vc!!
ResponderExcluirTe vi lá como seguidora mas nao conseguia chegar no seu blog!!!
Adorei ele, super legal!1
E tua filha é uma lindona!! e tem o nome parecido com o da minha princesa Clara!!
Um beijão