quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Hoje, choro

Ontem a noite me bateu um aperto no peito e na garganta. Uma vontade de chorar. Chorar porque a chegada da minha filha não está saindo como eu imaginava - estou com quase 38 semanas e nada de terminar de arrumar as coisas, ainda mais essa semana que não estou ficando em casa, mas na casa do Lucas (meus pais estarão longe a semana inteira, e não posso correr o risco de entrar em trabalho de parto e não ter quem me trazer pro hospital).
Chorar porque ainda não divido um lar com quem eu tanto amo (o Lucas e a Lara).
Chorar por insegurança e medo de dar alguma coisa errada antes e durante o parto, principalmente.

Hoje, choro. O bicho papão da cesárea veio interferir nos meus sonhos de novo. Choro de desespero porque a Lara ainda não encaixou, e não estou tendo dilatação, apesar do colo estar amolecido. Me sinto um pouco culpada... será que não é por eu estar ficando no puro sedentarismo que isso ainda não aconteceu? Confesso que eu me receitei o repouso para evitar que ela viesse antes, mas será que por isso eu atrasei o processo dela? Será que é porque eu quis tanto que ela não viesse essa semana, que meu corpo respondeu não dando espaço para ela se encaixar? Fiquei tão triste quando a médica disse que a minha pelve pode ser pequena e se for isso ela não irá encaixar. Deixei de lado toda aquela minha listinha de perguntas que fiz ontem (já que são perguntas específicas a respeito do parto normal). A lista está guardada, afinal, terei de voltar lá quarta que vem - se a Lara não quiser sair antes, claro.
E agora tenho que passar por mais isso... procurar qualquer tipo de coisa que possa induzir o encaixe do bebê. Sei que ainda não estou na última hora, afinal, ainda faltam 2 semanas e meia para completar as 40, e isso é bastante tempo, mas o medo de simplesmente esperar e ela não encaixar é grande.

Um outro medo que tenho é de tentar induzir um encaixe, e de fato a minha pelve ser pequena, e com isso eu acabar induzindo o parto.... e se eu entrar em trabalho de parto sem encaixe, certeza que será cesárea, né? Mas, se a minha pelve fosse incompatível assim com o tamanho da bebê, isso não teria sido identificado no último ultrassom que fiz semana passada?
Enfim, não sei o que fazer... estou perdida, desconsolada e agora só quero dormir para tentar relaxar um pouco e recuperar forçar e energia para conseguir pensar positivo e começar uma maratona de atividades que possam induzir o encaixe do bebê.
Minha cunhada, que é doula, me disse para caminhar, fazer sexo, comer comida picante, tomar banho quente e chá de canela com gengibre.
Minha prima, que esta terminando o curso de medicina, recomendou eu segurar o xixi um pouco porque a bexiga pode empurrar o útero.
E vocês, que são mães, alguém sabe o que poderia dar certo?


Choro porque estou com medo, choro porque quero colo, choro porque essa expectativa e incerteza mata o psicológico e emocional de qualquer um. Choro porque me sinto incapaz (onde está todo aquele corpo perfeito biologicamente para ser mãe que os médicos diziam ver no início?). Choro porque sinto culpa de chorar. Já não me importa mais que dia ela vai nascer, se tudo vai estar pronto ou não! Quero fazer de tudo para evitar uma cesárea e para que o trabalho do parto da minha filha seja feito por mim, e não por principalmente médicos.

11 comentários:

  1. Ai Maria, eu fico sofrendo com você lendo seu blog....
    eu sei que a pressão é muito grande, mas você precisa acreditar que tudo tem seu tempo pra acontecer.
    Eu não sou médica, mas por tudo que ja li, e pelo curso que fiz, posso afirmar com certa segurança que isso de pelve incompatível é muito raro e so pode ser identificado com certeza na hora do parto, e alem disso eu aprendi uma tecnica no meu curso q chama "forceps de parteira" pra ajudar a abrir a bacia se for necessário.
    eu sei que existem os protocolos do hospital e etc....mas se isso te ajuda a ficar mais calma, se vc quiser eu fico la no hospital durante o seu trabalho de parto do lado de fora, e se vc precisar de alguma coisa, vc me chama....
    mas o mais importante é vc ficar calma e pensar positivo. não se culpe de nada, vc ta fazendo tudo tão direitinho.
    E você esta grávida, é claro q vc não vai ficar andando de mais, e se sente mais cansada, isso é normal, não se sinta culpada.
    o conselho mais importante que eu posso te dar é: faça o que seu corpo pedir, e as vezes ele pede coisas bem malucas. sabe a kaluh do blog mamíferos, um pouco antes do parto dela, ela sentiu uma vontade de pular igual um sapo, e ela fez isso mesmo, e logo depois entrou e trabalho de parto,se alguem visse ela na hora ia achar q estava louca, mas ela so estava fazendo oq o corpo dela pediu.

    ResponderExcluir
  2. Fica calma, Lilica. Mesmo se tiver que ser cesárea, lembra que será pelo melhor tanto de você quanto da sua filhota...

    E vai fazendo essas coisas que as pessoas estão te receitando. Tenta não estressar - Quanto mais calma você ficar, melhor vai poder fazer as coisas que levam a um parto normal.

    Vai dar tudo certo, e você sabe disso. Tem nada que ficar com medo nem chateada agora não.
    =]


    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Camila C. Bittencourt18 de agosto de 2010 às 16:15

    Maria,
    Uma dica: para incentivar o bebê a encaixar, você pode relaxar os músculos da barriga, "estufando-a". Se vc passa muito tempo sentada o bebê pode estar posterior então você pode diminuir essa possibilidade inclinando-se um pouco para a frente quando se sentar, e manter os joelhos abaixo do nível do quadril. Essa dica é boa para evitar q o bebê fique posterior. E fique tranquila vai dar tudo certo e Deus te iluminará na hora do parto. Não fique ansiosa apesar de ser difícil. E vc fez tudo certo pode ter certeza. Isso da pelve ser pequena aconte as vezes mas não pensa q é o seu caso não tem nada comprovado, pelo q vc me disse é só uma hipótese. Vai dar tudo certo, estou torcendo por vc!!! Uma boa hora!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Ow minha querida, sei o que vc ta sentindo, isso é bem normal no final da gravidez.
    Mais pense bem nisso que vc vai ler agora : Se prepare para qualquer tipo de parto e não se friste se vc tiver que fazer uma cesaria, por que o que acontecr vai ser para o bem de sua filha! Uma cesaria é uma cirugis sim, é complicado sim, a recuperação é mais lenta sim, isso ninguem pode negar... mais tudo passa... Hoje cesaria é bem mais simples e vc deve confiar no seu medico, ele fará o que é melhor pra vc e principalmente para sua filha!
    Não se culpe se tiver que fazer essa cirugia e tbm não tenha medo, tudo dará certo com voce, confie em Deus.
    Eu fiz cesaria, e pra mim foi tudo muito tranquilo, minha recuperação foi otima e desde o começo pude cuidar do meu bebe, não tenho do que reclamar!
    Minha amiga, espero que essas paravras tenha ajudado vc!
    Fica com Deus e tenha calma!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. oi Maria... vc tá sofrendo pq criou expectativas para o PN e deve ser muito ruim ver o seu desejo sendo interrompido...
    Eu estou com o mesmo problema... minha pelves não tem abertura... e isto só se detecta nos "45 do segundo tempo mesmo" ..... como minha mãe e tias tiveram o mesmo problema eu não quis arriscar esperar mais algumas semanas para ela encaixar e minha pelves abrir mais... já estou meio exausta nesta fase de gravidez...
    A mariana está na posição pelvica desde as 32 - 33 semanas...é uma judiação q não nasça de parto normal,além disto tenho bastante líquido aminiótico e ela está "de boa" aqui dentro, há dias q sinto dores na pelves de chorar... mas nada de encaixar....
    Semana passada em conversa com meu GO ele disse vc pode esperar mas não te dou esperanças...elecomentou sobre as dicas para ter um PN - caminhar, fazer ginástica, se mexer muitooo....
    Como vi q não era mais pra mim, na hora marquei a cesárea... e como eu estava com a mente aberta a negociações acho q não sofri tanto, apenas me lamentei... agora estou aqui me preparando para ter um parto tranquilo... serei mãe de PC, PN seja como for! O importante é q a minha bb não entre em sofrimento fetal e venha com saúde...

    ResponderExcluir
  6. Maria, conversei com as minhas colegas, e todas falaram a mesma coisa: tem q ter paciência e calam, e eu entendo como deve ser difícil pra vc ficar calma agora....
    A minha professora disse q é super normal o bebe ainda estar alto, e que cada bebe tem seu tempo, as vezes acontece de um dia pro outro, outras vezes e mais demorado.
    e vc ainda não ta tendo dilatação, mas se ja esta ficando mole é pq esta acontecendo, pode ser q esteja um pouco mais lento do q sua medica queria, mas esta acontecendo.
    O mais importante é que a lara vai nascer, e você ta fazendo tudo por ela, e se precisar, ate uma cirurgia vc vai fazer. então não se culpe nem um pouco por nada, faça oq vc achar q tem q fazer.

    ResponderExcluir
  7. Pela primeira vez aqui no seu blog, nem sei se tenho direito de dar muitas opiniões, pq não conheço ainda sua história. Li apenas esse post por enquanto. Mas eu tbm tive muitas expectativas pelo parto normal, e de repente tive que mudar meus planos por conta da minha saúde. Eu tbm chorei, chorei, chorei... Mas saiba que Deus faz tudo certo e na hora certa. Não tente mudar os planos de Deus... Apenas confie! E no final tudo dará certo.
    Eu fiz cesariana e me recuperei muito bem... Aquele medo q eu tinha antes, desapareceu no momento em que percebi que dentro de alguns instantes eu teria minha filha em meus braços.
    É isso... Espero ter ajudado!

    Depois voltarei com mais calma para ver seu cantinho melhor!

    Abraços e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria
    Obrigada pela visita e comentário la no blog!!
    o tempo aqui é fogo, e só agora pude responder!!
    enfim, adorei seu blog, apesar de muito jovem, vc tem pensamentos e ideias de mulher feita!!nem parece que é uma menina escrevendo. Além de que vc escreve super bem!! Tô lendo lá do inicio...rs pra entender a história, vou levar mais um cadiquinho de tempo pra ler tudo...rsrs
    mas ao ler seus post revivi a minha gravidez todinha,pois assim como vc engravidei de surpresa,por um descuido,apesar de estar casada foi um baque pra mim, um choque mesmo!! Mas já passou,não há nada no mundo melhor que ser mãe!! vc vai saber disso em breve..rs
    Sobre parto. EU tinha a mesma opinião que vc, sempre quis parto normal, e meu bebe nao encaixou,nem tive dilatação. E passei muito tempo me culpando por isso,pois uma tia minha chegou a falar que eu nao dilatei porque sentava de perna fechada...vê se pode!!
    eu fiz muitas caminhadas, um dia antes de ganhar o Bryan andei como nunca e fiquei embaixo de um sol de 40°C pra fazer as fotos da formatura e mesmo assim a dilatação não evoluiu eBryan não encaixou!!
    o conselho que te dou: espere até as 42 semanas, se eu pudesse voltar atras teria esperado...
    vai fazendo o máximo de exercicios que puder...caminhe bastante pra ajudar a encaixar, se em todo caso não ocorrer não se culpe, nem sempre tudo sai do jeito que imaginamos!!
    desculpe o longo comentário florzinha...
    bjocas

    ResponderExcluir
  9. Minha opinião é que a Lara é quem vai dizer a você, primeiramente, e ao seu médico quando ela completa as 40 semanas. Os cálculos feitos pelos médicos a partir da DUM e pelas US não são precisos, todo mundo sabe disso! Aí bate esse terror nas gravidinhas de estar "perto" da hora e não tem dilatação ou outras coisas.
    Deixe que seu corpo e sua filha lhe digam que chegou a hora através do início do trabalho de parto, que pode ainda levar mais 4 semanas. Vi que você está preocupada com o tamanho de sua amada filha e de ter que fazer uma cesárea, mas repito: primeiro entre em trabalho de parto, que é o sinal de que ela está madura e completamente prontinha pra nascer. O trabalho de parto vai liberar hormônios e substâncias que só farão bem a você e a linda Lara. SE, veja bem, SE for o caso da real necessidade da cesárea, você vai saber que sua filha está pronta, seu corpo vai saber disso também pois foi avisado pelos hormônios que foram liberados através do início do trabalho de parto. Chore mesmo, se estiver com vontade, faça o que você acha que tem que fazer. Mas procure fortalecer um pouco mais sua cabeça, sua mente, aceite que sua filha sabe mais que qualquer médico a hora dela nascer e que ela vai te dar esses sinais. Eu cheguei no teu blog através do Mamíferas. Só de você ter passado lá, lido e comentado, você já está em vantagem em relação a uma gama de mamães que estão completamente desinformadas sobre parto e tudo o que o envolve. Se você estiver muito mal (emocionalmente) busque apoio de sua cunhada que é doula ou até mesmo lá no Mamíferas.
    Confie em você, seu corpo e na sua filha, em primeiro lugar.
    Um abraço bem carinhoso!
    Francélli

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria...vai da tudo certo pensamento positivo..seja o parto como for vindo com saúde é o mais importante....torço por vc....tudo de bom muita saúde pra vc e pra sua filhinha viu...bjuu

    ResponderExcluir
  11. oi lindaaaa.... esse nosso humor nos mata de tanta preocupação...desesper...etc e etc.... sei bem sua aflição, mas tenta ficar calminha pois será melhor pra vc´s! Tdo vai dar certo, seja de normal ou de cezárea, que seja feita a vontade de Deus!

    beijos e fica bem, PS: obrigada pelo carinho no meu penultimo post... já estou melhor!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...