sábado, 4 de setembro de 2010

Recaptulando (parte I)

Aproveitei hoje que a Larinha está cheia de colo dos avós que vieram visitar para atualizar o nosso cantinho...

1º dia na maternidade - 29/08:

Foto: Lindeza dormindo com o papai.

Depois do parto, eram 4h da manhã, e me disseram que levariam a Lara para mim lá pras 9/10h da manhã. Queria tê-la nos braços logo, mas tudo bem, também precisava descansar para poder cuidar dela direitinho.
Quem disse que consegui? Cochilava 15min, meia hora no máximo...só queria ver ela de novo, apesar do cansaço!
9h: os bebês ainda estavam no berçario; 10h: nada de Lara; 10:46: chega a minha pequenininha no quarto, acordada, mas sem chorar, e finalmente eu soltei o ar que estava preso em mim desde a hora que levaram ela da sala de parto.
Nessa hora a anestesia já tinha passado quase toda. A única reação que eu tive foi a coceira causada pela morfina. Coceira CHATA DE MAIS! Fiquei MUITO inchada por causa disso (credo!).

Tive muitas visitas nesse dia. Meus pais, irmãos, sogros, cunhados, amigos (muitos amigos). Estava bem cansada, mas as visitas foram boas e bem agradáveis, só não pude dar atenção pra elas, mas enfim, estavam indo visitar a Lara mesmo, e ela estava adorando os colos!
No final da tarde fomos à "aula" de banho no berçario. Confesso que estava (e ainda estou) com medo de dar banho, porque ela é muito delicadinha... e tem o umbigo (aaaai que nervo que eu tenho de pegar e acabar machucando ela!). Depois da aula demos banho nela no quarto mesmo. Minha sogra me ajudou. Depois desse dia não dei banho mais, e essa função ficou para as avós (vó Letícia - minha mãe - durante a semana, e vó Ângela - mãe do Lucas - no final de semana).

Estava E-X-A-U-S-T-A à noite, mas foi o melhor momento quando todos foram embora e eu me vi num quartinho escuro, com o Lucas e a Lara, os 3 tranquilos e felizes, MUITO felizes.
Ela mamou muitas vezes durante o dia, mas em pequenas quantidades, mais para o início da noite que ela conseguiu uma pega boa e mamou mais. Porém, não foi o suficiente. Como tínhamos pedido para ela passar a noite conosco, e ela chorava, mas não conseguia mamar, a enfermeira falou para pedirmos uma chuquinha com NAN no berçario. Depois de tentar MUITO, e ela ainda continuar chorando, pedimos. Não é que ela deu 3 sugadas , engasgou, e dormiu feito um anjinho, ao lado do papai na cama! Acordou de novo 2:30 da manhã, e ficou pendurada no peito até umas 4:30. Às 6:45 levaram-na para o berçario (procedimento do hospital).
Quanto à cirurgia, eu estava bem, já tinha levantado da cama e não sentia dor. Mas a barriga ainda estava inchada, parecendo com quando eu estava com 5/6 meses de gestação.

2º dia na maternidade - 30/08:

Foto: Mamãe e papai

Depois que a levaram, dormi até umas 08:30. Acordei bem disposta e radiante. Como é bom ser mãe e ter o filhotinho nos braços. Não via a hora de trazerem ela de volta. Tomei café e fui até o berçario com a eperança de vê-la. Infelizmente as cortinas estavam fechadas pois era a hora de arrumar os bebês para levá-los às mães. Mas, olhando na fresta, vi a minha pequetita dormindo! Que vontade de pegar elaa!!!
Voltei para o quarto e dei uma arrumada nas coisas, afinal, mais visitas chegariam.
Foram uns parentes do Lucas (tia, avó e prima), minha avó e meu primo e alguns amigos.
Minha mãe passou o dia comigo na maternidade e só foi embora a noite, quando a Ângela (sogrona) chegou.
Não demos banho nela neste dia. Também, nem precisava, ela tinha tomado banho de manhã no berçario.
De novo, a melhor hora, foi a noite quando despedimos na última visita e ficamos só os 3 no quarto, felizes da vida. A sensação de estar com ela foi a melhor já experimentada, apesar de que a ficha ainda não tinha caído direito (e ainda não caiu 100%).
Foi um dia mais tranquilo, mas de qualquer forma, ainda estava cansada. A barriga já estava beem melhor, menos inchada, mas meu rosto ainda continuava uma bola! =P
Quase não fiquei na cama nesse dia, andava de um lado para o outro no quarto.
A Lara mamou maravilhosamente nesse dia, e nem precisamos pedir o NAN durante a noite. Nesta noite ela acordou de madrugada, umas 3 da manhã e ficou no peito até umas 5 e pouca. No mesmo horário do dia anterior, 6:45, a enfermeira chegou para buscá-lá.

1º dia em casa - 31/08:

Foto: Minhas princesas!


Depois de buscarem a Lara no quarto não a levariam de volta, pois estávamos as duas com alta, e eu é que a pegaria no berçario direto na hora de sair. Estava adorando vir para casa, mas a verdade é que senti uma saudade danada do hospital no final do dia, afinal, lá eu tinha refeições e remédios prontos no horário certo, e estava inteira somente para amamentá-la e dar muito muito carinho.
O Lucas ficaria sem ir ao trabalho durante essa semana para ficar aqui em casa comigo, ele só foi à aula a noite alguns dias pois nesse horário minha mãe estaria aqui para me dar um help.
Tive uma certa dificuldade para amamentar. Ela não pegava o peito direito, e chorou bastante. Não via a hora da minha mãe chegar. Eu estava bem desnorteada, pois achava que ela ia mamar e dormir, e enquanto ela dormisse eu poderia fazer minhas coisas. Que nada, ela mamava um pouquinho e adormecia, mas ao sair do colo da mamãe já chorava querendo mamar mais um pouco, e assim foi até minha mãe chegar do trabalho e ficar a corujando. Enquanto eu tomava banho, a Lara acordou e não parava de chorar, minha mãe (que adora) comprou um bico e deu. Não é que ficou quietinha dormindo profundamente? Eu não queria dar bico, mas já que deram e ela gostou, foi melhor assim. Ela ficou o dia inteiro pendurada no peito, mas como a barriga estava cheia, chorava quando saia o leite na boquinha dela. Enfim, sugar acalma o bebê, e acalmou a Lara. Foi um alívio para mim não vê-la chorar, mesmo no peito. Depois eu penso em como tirar o bico, porque por equanto é o melhor amigo dela (depois da mamãe, claro! E estou bem com isso.)
Fui dormir bem tarde, depois que ela mamou (umas 1h da manhã). Estava muuuuuito cansada, principalmente porque ela chorou bastante duranto o dia. Queria descansar, e ela não mamava direito. Demos NAN, mas ela mamava pequenas quantidades e por isso acordei algumas vezes a mais do que esperava durante a noite. Bateu um apertozinho na garganta, um medo de não dar conta de cuidar dela. Uma vontadezinha louca dela voltar pra dentro da minha barriga, mas a vontade passou rápido, quando vi aquele rostinho lindo dormindo dela dormindo!
A noite, quando terminei de amamentar, pouco antes do papai chegar da aula, fiquei velando o soninho dela, e desceram algumas lágrimas: de felicidade, de encanto e aquele friozinho na barriga de como seria o dia, a semana, o mês, o ano que estavam por vir!
Objetivos do dia seguinte: Não deixar que ela chorasse tanto, e nem que ficasse o dia inteiro pendurada no peito... tentar mexer na bochecha e no queixo dela para estimular que sugasse nos momentos que ela adormecia mamando (funciona!); Tentar fazer com que ela mamasse tão bem quanto o segundo dia na maternidade.


Continuarei os relatos mais tarde, em outro post, pois minha pequetita acordou e está chamando (berrando) pela momis!

ps: clickando nas fotos elas serão ampliadas! Beijo, até mais!

3 comentários:

  1. eita, quanta novidade!!!

    espero q larinha comece a se acostumar com a amamentação e q siga td bem com a família!!


    Baby beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns menina, sua filhota é linda!
    Adorei o seu blog, ficarei muito feliz em seguir o seu blog, sou uma mamãe de 11 semanas, cheia de dúvidas, mas acima de tudo, cheia de alegria e expectativa.
    Grande abraço, aguardo sua visita.
    Felicidades para sua familia...
    Bjos!
    Michele

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria! Espero ir aí o mais rápido que posso! Quero ver a Lara, o Lucas, você, a Leticia, o Raimundo, o Dudu, o Gabriel... Enfim, todo mundo! Saudades!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...