sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Amamentação

Este post não é para falar sobre a importância da amamentação ou para falar mal do leite artificial, mas para compartilhar como está sendo a minha experiência com este ato tão materno e natural que é amamentar a minha filhotinha.
Imagem daqui.

"Regra prática para a primeira semana de vida:
Leite materno: quando o bebê está se alimentando ao seio, o volume é ajustado automaticamente às necessidades da criança. À medida que a criança suga e esvazia a mama, mais leite é produzido. Desta maneira as necessidades da criança e a produção de leite ficam em equilíbrio"
Ou seja, quanto mais o neném mamar, mais leite produziremos. Agora que as mamadas da Lara estão mais equilibradas, com espaços de tempo frequentes, não preciso mais de relógio (que beleza hein), porque os meus senhores começam a doer, chamando (berrando) pela boquinha suga-suga da princesa!


"Dieta mínima ideal da nutriz
Manhã: 200ml de leite com café pingado, chá ou chocolate, 50g de pão (torradas), 1 colher (de chá) de manteiga e 1 fruta crua.
Almoço: 200g de carne (bovina, de galinha, peixe, presunto), muitas verduras com 1 colher (de sobremesa) de azeite, 1 batata e 1 fruta crua.
Lanche: queijo gordo, 100g de torradas com 1 colher (de chá) de manteiga, café bem fraco.
Jantar: sopas de massas com queijo ralado; sobremesa à base de derivados de leite (sorvete de creme, iogurte, creme de leite ou compoto de frutas)."
Não que eu vá seguir esta dieta à risca, mas vale ter como referência. O mais importante? Beber muuuuuito líquido, e dar preferência à alimentos derivados de leite.


"Tipos de recém nascido segundo o modo de mamar (desenvolvido por Barnes)
Robusto, corpulento e voraz: suga violenta e rapidamente, suga grande quantidade de leite, ferindo frequentemente o bico do seio.
Nervoso: agarra e solta o bico do seio, resmungando. Há necessidade de acalmá-lo, levando-o pacientemente ao seio diversas vezes.
Indiferente: não se interessa em sugar. Se o leite é pouco ou muito é o mesmo para ele.
Guloso: saboreia ruidosamente as primeiras gotas que lhe caem na boca. Chupeteia, chegando a se lamber.
Folgado: mama um pouco e descansa; torna a mamar e vai assim, folgadamente, até terminar."
A Lara é 50% nervosa, 30% folgada e 20% gulosa! hehehehe Caracteriza exatamente a maneira como ela mama! =) Ainda bem que eu tenho muuita paciência.
Eu completo as mamadas da madrugada com NAN. Às vezes não precisa, mas às vezes estou muito cansada e ela dá cochiladas enquanto mama, por isso prefiro dar o peito e depois que ela suga cerca de 10min em cada eu dou a mamadeira. Dou uma medida durante a noite toda e ela ainda não deu nenhum sinal de quem quer largar o peito.


Uma coisa interessante que eu não sabia: o primeiro colostro é transparente, que nem água! No meu caso, durante a tarde do dia em que a Lara nasceu já estava saindo bastante. Depois é que foi ficando amarelado. Nas primeiras duas semanas, ainda saía uma mistura interessante de colostro transparente, amarelado e o leite branquinho.


Para amamentar, eu prefiro estar sozinha num cantinho tranquilo com minha pequena. Odeio que me perguntem algo enquanto ela está abocanhando meu seio. Gosto de me concentrar e tentar ficar o mais relaxada possível para que ela mame bem e fique calma. O horário mais prazeroso para amamentar, na minha opinião, é durante a madrugada, pois eu estou relaxada, já que estava dormindo, e ela sonolenta e com fome. Tenho mais paciência e fico menos ansiosa, afinal, eu também estou sonolenta. Outra hora boa de amamentar é depois do meu banho, que também relaxo pra caramba e saio da água pronta pra outra.

Para mim, quanto menos pano melhor. Gosto mesmo, quando posso, é de ficar com os seios de fora, sem blusa ou sutiã incomodando. E, claro, sem panos cobrindo o rostinho dela, porque dar o peito sem ver a minha pequenina sugando? Sem chance!
ODEIO quando mexem na Lara enquanto ela está mamando. Ela fica mais agitada e perde a pega toda hora, e depois quem pena pra pequena acalmar e mamar bem sou eu né!

Algo que eu compraria (se coubesse no meu quarto) é a poltrona de amamentação. Seria interessante ter um cantinho próprio para esse momento só nosso. Mas enfim, o sofá da minha casa, a cadeira e a cama estão dando conta do recado, principalmente agora que eu e minha filha estamos ficando cada vez mais íntimas!


É lindo ver a minha pimpolha sugando e se alimentando do meu leite, algo que EU estou produzindo. É difícil, às vezes cansativo, mas nada se compara aos sorrisos que ela dá depois que mama e está com a pançinha cheia. E as caras e bocas de quando quer mamar? A mamãe aqui fica toda derretida.

Estou tendo muita sorte com a amamentação. Meus mamilos são bons para a pega correta - e ela pega corretamente desde a primeira mamada na cama do hospital (uma dica boa para facilitar a pega é fazer uma prega com os dedos indicador e do meio - um em cima e outro embaixo do mamilo); não tive rachadura; meus seios não empedraram e nem tive mastite; dou muito muito leite e minha filha mamaria o dia inteiro se pudesse e conseguisse! E eu daria, se pudesse e conseguisse também, porque não tem coisa mais satisfatória que conseguir amamentar de maneira prazerosa para a mãe e para o filho, e eu estou SATISFEITÍSSIMA!


Espero que ela continue mamando bem por muuuito tempo ainda! =D
Falando nisso, a pequena acordou, e adivinhem o que ela quer! hehehe


ps:As informações entre aspas tirei do livro "A vida do Bebê" do Dr. Rinaldo de Lamare.
Para as mamães que ainda não passaram do quarto dia do bebê, eu li neste livro também que este é o dia em que o recém-nascido desperta para a sucção, ou seja, estejam bem e descansadas neste dia para que seja um sucesso e a amamentação continue bem nos dias seguintes.

6 comentários:

  1. Flor pq vc complementa com NAN de madrugada?

    ResponderExcluir
  2. Eu to muito feliz que a Lara esta mamando bem! to torcendo para que ela mame por muitooo tempo e corra tudo bem ate o fim!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Amiga, tbem gosto de amamentar sozinha,ou no máximo com minha cachorra ao nosso lado e meu marido.Nada de festinha enquanto alimento meu filho!!! Odeio...pior que as pessoas não respeitam, querem ver,não sei por que, acho tão sem educação isso!! e outro dia minha sogra além de querer ver ainda quis tirar foto... e eu ainda pedi pra não tirar, ela disse que era beteira minha,pode??? Onde ficam meus direitos,minha privacidade?? Aff, revoltante.... depois desse dia passei a detestar a mulher... fico irritada só de ouvir a voz dela!!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Vi no perfil que vc é uma adolescente,é isso mesmo!?Com tanta maturidade,consciência?!

    Parabéns! Assino embaixo!

    Foto linda essa escolhida,qta sensibilidade!

    Bjão,
    Mari,mãe da Stella,Leo e Pedro.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha
    Bacana demais ler isso aqui e imaginar como está indo a vida de vocês duas. E que bom que você está satisfeita com sua menina.
    =]


    Beijão, Lilica!

    ResponderExcluir
  6. Ow que bom que pequenina está mamando bem! É isso ai!!! beijoks.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...