sábado, 4 de setembro de 2010

Recaptulando (parte II)

Segundo dia em casa - 01/09

Foto: Bicudinha da mamãe depois do primeiro banho de sol!


->Missão cumprida. Consegui que ela mamasse mais a cada mamada.
Acordei mais bem disposta, mas ainda com um pouco de medo.
Às vezes olho para ela e me da uma vontadezinha de chorar... medo do futuro, medo de deixar algo de ruim acontecer a ela. Me vem uma tristeza tão profunda quando a vejo chorando e não consigo fazê-la parar!
Aproveitei que o dia estava ensolarado e fui dar o primeiro banho de sol. Ela A-M-O-U! Uma graçinha... ficou vermelha num segundo! hehe
Depois voltamos a dormir até umas 10 e pouca, quando ela acordou para mamar. Ela estava mais tranquila que no dia anterior, e com isso eu também. Neste dia eu já estava melhor em relação aos afazeres do dia. Assim que ela dormia tentava não perder tempo para fazer outras coisas: comer, visitar alguns blogs, colocar fotinhas dela no orkut, responder recados, lavar roupinhas, tomar banho, arrumar o quarto, essas coisas.
Porém as mamadas continuavam na mesma. Mamava um pouquinho e chorava. Então dormia. E foi assim a tarde e a noite. Eu estava tão triste e com medo, que não conseguia mais amamentar. Andava de um lado para o outro, me sentindo cansada e super culpada. Minha mãe me salvou, mais uma vez. Me ajudou a amamentá-la em outra posição (nós duas deitadas na cama), e foi a vez que ela mais mamou neste dia. Mas ainda não foi o suficiente para matar sua fome. Bateu um desespero, pois ela não conseguia mamar e ela estava claramente com fome. Apelamos mais uma vez para o NAN. O Lucas me olhava com cara de reprovação, mas eu não tinha mais forças para continuar tentando naquele dia. Depois da mamada, quando ela já dormia tranquilamente, o Lucas começou com um pequeno sermão de que aquilo estava errado, que ela ia largar o peito e essas coisas, foi quando nao consegui e desabei. Chorei (feito a Lara), de soluçar, mas nessa hora ele entendeu que eu também não gostava daquilo e que eu tentaria nos dias seguintes ser mais persistente e paciente. Me consolou, e dormimos. Dormimos bem, a Lara acordou algumas vezes a noite, mas nada exagerado. A maioria das vezes era só colocar o bico na boca que ela voltava a dormir.
Objetivo do dia seguinte: Me acalmar e balançar menos (por causa da ansiedade e nervosismo ficava balançando ao amamentar) enquanto alimento minha pequenina para não deixá-la agitada.

Terceiro dia em casa - 02/08:

Foto: Banho de sol com o papai (e o amiguinho na boca)


-> Missão cumprida. Consegui me acalmar, mas por causa da cólica ela não mamou tão bem quanto deveria.
Depois de ter chorado na noite anterior, acordei mais leve e tranquila (mamães, chorem quando quiserem, afinal, por mais que lutemos contra isso, continuamos humanas e infelizmente não viramos super-heroínas). Larinha acordou e fomos tomar banhozinho de sol que ela tanto gosta. Depois dela ter mamado bastante, dei o resto do NAN que estava na mamadeira da madrugada, para completar. Resultado disso? A Lara dormiu de 11 da manhã até às 5 da tarde! Mamou tanto que dormiu gostoooso. Eu devia ter aproveitado para descansar também, mas como eu achava que ela estava para acordar toda hora, não me agrada a idéia de deitar e acordar daí 10/15 minutos.
Durante todo o dia a Lara não tinha feito cocô, e eu estava preocupada. Minha mãe trouxe funchicórea (pozinho milagroso) que ajuda em cólica e prisão de ventre. As mamadas depois que ela acordou fora sofridas, pois, por causa da cólica, ela não mamava bem. Mas eu fui bem paciente, e como eu sabia o motivo da agitação da pequetita, não me desesperei. À noite foi a mesma coisa, acordou algumas vezes, mas só com o peito ela se satisfazia, e não precisamos dar o NAN neste dia. Ficou só com o peito e a fuchicórea - na mamadeira. A coloquei para dormir no meio da mamãe e do papai nesta noite por causa da cólica que não parava. No dia seguinte eu teria médico, e se ela não fizesse cocô até lá, voltaria com ela na maternidade (que é em frente ao consultório da minha GO) para pedir orientações.
Neste dia arrumei uma posição de segurá-la para amamentar que deu super certo, não é cansativa para mim (porque antes eu mudava ela de posição toda hora, até achar uma que ela gostasse) e que ela adora pois fica grudadinha em mim e ela não perde a pega.
Objetivo do dia seguinte: Melhorar a cólica da pequena e continuar o objetivo do dia anterior que foi prejudicado por causa da prisão de ventre.

Quarto dia em casa - 03/08:

Foto: Impressão do pézão na folha para registro
-> Missão cumprida, em partes! As mamadas foram ótimas! Do jeito que eu estava querendo, bem espaçadas e durando mais tempo com ela sugando e sem ela dormir pendurada nos Srs. Esquerdo e Direito. Já as cólicas voltaram à noite.
Apesar dela ter acordado várias vezes, não fiquei cansada durante a manhã. Colocamos ela no berço para tomar o banho de sol enquanto arrumava a bolsa: fraldas, roupa, algodão, gaze, manta, bico, documentos, toalinha, trocador.
Começamos o dia com um pouquinho de sofrimento: teste do pezinho. Falei com o Lucas que ele seguraria a Lara, porque eu poderia ficar mais nervosa que ela e acabar atrapalhando o teste. Foi mais tranquilo que imaginei (tirando a lerdeza da enfermeira na hora de anotar as coisas.... quis até sair de perto que tava me dando uma agonia danada!). Eu mesma esquentei os pezinhos dela, e não precisou furar mais de uma vez; deu pra colorir todas as bolinhas de vermelho num cortezinho só. O Lucas a segurou e eu o abraçei por trás, segurando a cabeçinha dela e nós dois conversamos com ela o exame todo. Enfim, ela chorou bem menos que eu esperava, e assim que acabou o exame ela parou. Um amor! =)
Continuamos então nosso 'passeio' - falando nisso, a pequena até pareceu gente no bebê conforto, apesar de ser uma judiação colocar um trenzinho desse de 5 dias na cadeirinha, mas, como diz o nome, ela pareceu bem confortável e dormiu o caminho inteiro. Passamos na casa do Lucas, e ela conheceu a outra casa dela! E, tchan tchan tchan tchaaan: O INTESTINO SOLTOU! A lindinha fez cocô e a mamãe ficou tããão feliz!
Depois fomos ao cartório registrar, e a minha princesa é, oficialmente, Lara Pinel Kraemer, filha de Maria Thereza da Silva Pinel e Lucas Kraemer Rocha.
Saímos de lá já era 11:00 e fomos ao médico. Minha cicatriz está ótima, a barriga quase nada inchada, apesar de murcha, o que passa em mais ou menos 3 meses se eu cuidar, claro! (Desinterrei uma das minha calças jeans preferidas! Ainda está um pouco apertada, mas adorei usá-la de novo depois de tanto tempo). Emagreci quase 7kg: estou pesando 54kg (meu peso de antes de engravidar - uhul!).
A minha GO disse que provavelmente a prisão de ventre foi causada pelo NAN! Para eu evitar dar leite artificial... enfim, darei menos e não vou insistir em "completar mamadas", a não ser quando eu achar realmente necessário.
Voltarei lá semana que vem.
Depois disso fomos na casa da minha avó almoçar e vindo para casa demos uma passadinha no shopping para comprar um balde de colocar roupas suja e um presente pra Júlia (irmã do Lucas que fez aniversário de 9 anos neste dia - 03/08).
Assim acabou o passeio.

A Lara chegou em casa super tranquila, mamou, fez mais cocô (como o intestino já tinha soltado nem passamos na maternidade) e eu estava beeeem melhor que nos dias anteriores. Sair me fez bem, e o tempo também. Afinal, ontem senti que estava começando a me adaptar melhor à essa nova vida que mal acabou de começar. À noite ela ainda estava com um pouco de cólica e gases!!! Coitada, se contorcendo toda e soltando puns e arrotando. Antes de dormir, minha mãe fez um chá de funcho e misturamos em uma mamadeira de leite NAN. Ela já tinha mamado, mamado, e ainda queria mais. Nem deu tempo do peito produzir muito, e por isso tava dificultando a pega. Fiquei com medo de prender o intestino dela de novo, mas dei assim mesmo, afinal, o chá de funcho cuidaria disto.
Resultado do leite com o chá? Dormiu de 23:30 até 5:30; depois que mamou 5:30, dormiu até 9:00! Eu e o Lucas dormimos muuito bem esta noite. UFA!
Objetivos do dia seguinte: Descansar um pouco e aproveitar o dia cheio de avós corujas para cuidar um pouco de mim e das minhas coisas.
obs: Neste dia eu completaria 40 semanas de gestação! ^^

Considerações finais
Essa (quase) semana que se passou foi bem cheia e com bastante oscilações de humor e de sentimentos.
Minha mãe está sendo de extrema importância e ajuda nesses dias (esqueci de mencionar, de madrugada quando a Lara chorava muito, ela acordava e vinha me ajudar no quarto - inclusive no primeiro dia, que o cocô vazou e tivemos que trocá-la toda durante a madrugada suuper fria, tadinha, morreu de frio!). Sempre procura me acalmar e me deixar menos cismadas com coisas do tipo: "meu leite não está sustentando, a respiração dela tá estranha, esse barulho é normal?, acho que ela está com bronquite, acho que isso é refluxo", enfim, essas dúvidas e neuras de mãe!
A sorte que temos é que tanto minha mãe quanto a mãe do Lucas são APAIXONADAS por recém-nascidos, e não se importam nem um pouco de cuidar da Lara.
A recuperação da cesárea está ótima! Um dia ou outro senti umas dores na virilha, mas nada de mais, apenas um desconforto. A barriga desinchada e estou me sentindo bem, isso que importa.
Nunca imaginei que fosse demorar tanto para me adaptar. A cada dia que passa há progressos e aprendo coisas novas; e experimento sensações inimagináveis; e percebo que a Lara está finalmente aqui comigo, do jeitinho que eu sempre quis. Me sinto cada vez mais mãe.

Hoje foi bem gostoso aqui em casa com a família reunida, e a Lara com colos de sobra. A pequetita está com muuuitos gases e cólica agora de noite. Esvaziou os Sr. Esquerdo e o Sr. Direito antes de formir (minha bezerrinha!). Tomou chá de funcho de novo, tomara que melhore (e que eu e o Lucas tenhamos outra noite tranquila). Amanhã tenho mais visitas. Vou aproveitar que ela finalmente acalmou para comer algo e pular na cama, antes que ela acorde querendo mais leitinho (da mamãe!).


Os posts ficaram GIGANTES para compensar a semana sem notícias, mas não devo pedir desculpas, afinal, ninguém lê aqui por obrigação, mas sim porque quer! =P

Foto: Bezerrinha pendurada no Sr. Esquerdo.

8 comentários:

  1. Eu ja ia comentar o post abaixo e vi esse novo...rsrs
    Quanto detalhe,amei.EU infelizmente não tenho boa memoria e igual a você procuro relatar tudo nso minimos detalhes,pois eu adoro, e sei que se amanha Bryan perguntar como foi terá tudo arquivado para ele ler!!
    E tmb porque eu vivia perguntando a minha mãe e ela não lembra de nada...rsrs
    Quanto a mamada,com o tempo tudo se ajusta,bom que vc não sente dor nem tem rachaduras,pois foi isso que me fez não amamentar exclusivamente, e as constantes mamadeiras com complemento,fizeram Bryan perder o gostinho pelo peito...buáá, era muito preguiçoso e tinha preguiça de sugar e vir pouco.
    Pra ter leite basta beber muuuita água,coisa que eu tmb nao conseguia.
    Você está se saindo uma ótima mãe, apoio dos pais é fundamental.Lembro que quem mais me auxiliou e secou minhas lágrimas foram minha mãe e marido,pois acho que sem eles meu baby blues tinha virado uma depressão em questão de segundos.
    E menina,nesa última foto nem parece que tu fez cesarea.Eu nao conseguia cruzar as pernas não..rsrsrs
    Curta muito a pequetita que logo passa essa fase tão boa,que já me deixa cheia de saudades e lágrimas nos olhos.E volte com bastantes clicks da pequena..
    bjoos

    ResponderExcluir
  2. oi, menina tô amando seus posts. ñ sei se vc pensou nisso ou se alguém já te deu essa ideia, mas seria uma ótima lembrança vc transformar o blog em livro; nem digo para publicar nacionalmente sabe, mas pra própria larinha quando crescer.
    espero q a pequena acostume com as mamadas só da mamãe e q vc se adapte melhor a cada dia!!!



    Baby beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Você me viu na maternidade dia que ela nasceu, então sabe como eu fico com essas coisas...

    Vou nem comentar muito não, porque tá foda...

    Sem noção de doido, Lilica e Conejo.
    Muito muito muito doido, meixmo!
    =]


    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que delícia saber como são os primeiros dias em casa e mais, saber como a recuperação da cesárea pode ser tranquila. Estou naquele dilema entre esperar o PN ou fazer cesárea... eu não quero que passe das 40 semanas e dia 09 vamos completar 39 e minha médica quer "resolver logo"... fora umas pessoas me dizendo que sou egoísta de não querer esperar o tempo dele, outras (como mamãe) querendo que eu marque logo a cirurgia,pq não adianta ficar com um nenê enorme na barriga e depois ter que fazer cesarea anyway. Aff! Tá complicado... tento relaxar, mas pareço mais uma alma penada a noite..srsr
    Mas parabéns pela sua filhota e pls,continue os posts, dá pra gente aprender muito com as experiências de quem está passando ou já passou pelo que ainda me espera ;o) beijos

    ResponderExcluir
  5. obrigada pela visita ao meu cantinho e muuuuuuuitos beijos na larinha!!!



    Baby beijos :)

    ResponderExcluir
  6. E lindo ver você amamentando e cuidando da sua filhinha. Eu não sou mãe, mas acho q é normal ter esses momentos de duvidas e medo, afinal, você quer dar o melhor pra Lara e não tem manual de instrução como dizem^^!

    ResponderExcluir
  7. Oii Thereza..eu nao sou mae mas adoooroooo ler seu blog,leio todos os dias....mt fofa A lara viu...ta com saúde e feliz ao lado da familia...heheh te desejo tudo de bom....e que esse momento seja lembrado sempre!!!!bjuu e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo queridinha... vida de mãe é muito prazerosa, mas é um aprendizado diário. Todos os dias aprendemos coisas novas e todos os dias nos apaixonamos ainda mais por nossos filhotes!!!
    Eu não tive muita "sorte" com a amamentação, então nem me sinto capacitada para dar algum palpite, apenas posso dizer que persista. Sei falar do leite NAM, pois faço uso dele desde sempre. No inicio estava assim complementando as mamadas, mas depois foi só ele mesmo... Então se o instestino prendeu, o leite tem que ser NAM CONFORT. Esse eu não usei pq Sophia não prendeu, mas a pediatra q recomendou caso isso viesse a acontecer.
    No mais é isso... um misto de sentimentos e emoções... Emoções fortes... Um ar de medo misturado com muito amor... Eu mesma senti isso! Mas posso te dizer que esse medo passa. Tbm chorava qdo eu olhava pra minha filha nos primeiros dias, com medo de não dar conta e etc e tal.
    Aproveite cada momento, pois passa rápido demais!

    Abraços...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...