sexta-feira, 27 de julho de 2012

"Bicôôô!!"

Finalmente ela dormiu!
Hoje foi o primeiro dia inteiramente sem o bico.

Não estava planejando nada, até que algumas situações apareceram juntas, coincidentemente e eu senti que podia ser uma boa oportunidade para tentar.
Primeiro foi a última crise de bronquite que fez com que a Lara usasse menos o bico, principalmente à noite, já que ela precisava respirar pela boca para aliviar a falta de ar.
Segundo que, como a minha faculdade está de greve, terei a cabeça mais livre para dedicar à noites mal dormidas. Sei que são poucas, mas com as que já estão acumuladas, já viram né!
Terceiro que, na semana passada, o bico dela rasgou. Rasgou bastante. Eu vi quando já estava em São Paulo e resolvi que não iria comprar outro. Ela nem ligou e continuou chupando. Como o rasgado estava crescendo, e eu estava preocupada do bico soltar na boca dela e acontecer alguma coisa ruim, tipo ela engolir a chupeta enquanto dormia, resolvi que num dia, assim que ela acordasse, eu terminaria de rasgar o bico e entregaria para ela.
"Estragou filha! E agora? Vai ter que ficar sem bico, tá?"

Esse dia foi hoje, mas não foi muito bem assim. Coloquei o bico na boca dela, e falei pra ela morder. Nessa hora eu puxei e ele rasgou. Ela ficou MUITO sentida e chorou bastante. A companhia na hora também não ajudou.
PAUSA: explico - estávamos hoje em Lagoa Santa com a família do papai (leia-se vovó Angela, vovô Márcio e tia Júlia) que não concorda em tirar o bico da Lara agora. Tá. Preciso dizer que eu nem ligo? Enfim, quando eu rasguei e a Lara chorou, o vovô e a tia Júlia ficaram adulando, falando que iam comprar outro, e falando pra ela chamar a mamãe de boba. Esse foi um desses momentos em que a gente engole sapo pro bem da nação. Peguei a Lara para distraí-la, afinal, estou firme na minha decisão, e a família do papai, apesar de resistente, sabe bem disso. DESPAUSA.

Ela nem lembrou de bico mais durante toda a manhã. Na hora da sonequinha na hora do almoço, ela pediu o "bico-uhm-mo" (agora ela chama o Dumbo de uhm-mo). Dei só o Dumbo e o "bico tá estragado, lembra?". 
Ela pediu pra ver o bico rasgado. Eu mostrei, ela saiu com a cabecinha pendente e foi ver Bolt. Mas aííí...
ela de repente estava chupando dedo. Tá, se for pra trocar o bico pelo dedo, melhor dar o bico de novo e tirar depois. É a minha opinião. Sentei do ladinho, distraí, tirei o dedo da boca, ela colocou de novo e me xingou. No final das contas ela tirou. Pediu mamadeira e dormiu.
Quando acordou, antes mesmo de abrir o olho chamou o bico. Nem toquei no nome e já chamei sua atenção para outra coisa. Almoçamos. Depois do almoço, voltando para casa, ela pediu mais uma vez "bico-uhm-mo", dentro do carro. Mais uma vez, falei que o  "bico tá estragado, lembra?". Ela estava bastante inquieta, com sono, calor e a falta do bico, claro! Chupou dedo de novo. Dessa vez menos tempo e eu ainda enchendo o saco dela pra ela tirar o dedo da boca. Depois de reclamar um bocado e chamar "mamããin" não sei quantas vezes, dormiu.
Acordou já estávamos em casa, foi brincar com os tios que ela estava morrendo de saudade e ai, quando a noite se aproximou, eu sabia que tinha que ter muita paciência. Tá que esse não foi o melhor dia para minha paciência reinar, mas mãe não escolhe, então vamos que vamos!

Ela pediu Bolt, "bico-uhm-mo", dedera, isso, aquilo, dedera, Bolt, bico, aquilo, isso. Deu uma resmungada. Levantou, brincou, correu. Deitava. Quase dormindo e começava a resmungar de novo. Mas pedir o bico mesmo foram poucas as vezes, afinal, ela sabia bem a minha resposta. Eu tentei ficar o mais perto dela possível para sanar a falta do bico. Até que deram 22:30, ela não se aguentava mais em pé, a peguei para trocar a fralda e aproveitei para deixá-la no quarto mesmo. Ela me viu mexendo no som e já começou a chorar. Nessas horas eu colocaria o bico. É, quem acha que a falta é só da criança está muito enganado.  Fechei a porta, apaguei a luz, acendi o abajur, dei o dumbinho e perguntei se ela queria estorinha. Se ela ainda não tivesse chorando, tinha pegado o livro e tacado na minha cabeça.  Só falou não quando eu comecei. Então eu guardei o livro e comecei a contar Chapeuzinho Vermelho de cabeça (tudo errado, daqueeele jeito, misturando histórias). Ela parou de chorar imediatamente para me ouvir. No ápice, quando a Chapeuzinho está prestes a descobrir que a vovózinha é o Lobo Mau, ela não quis mais ouvir e eu passei a contar a história da Branca de Neve. Falei: "Era uma vez um castelo....", desisti e comecei a cantar a música que a Branca de Neve canta no início do filme, que ela adora. Ela foi fechando o olhinho e pronto... dormiu!

Não. Não foi fácil. Mas foi melhor que eu esperava, por incrível que pareça.
Esse foi o primeiro dia. Sei que ainda temos outros pela frente. Mas o pior já passou (eu espero).
No início eu não estava com nem um pouco de dó (acho que a firmeza diante a família do Lucas estava mascarando meu lado sensível). Mas dentro do carro, vendo ela sentindo falta mesmo, comecei a ficar com vontade de me materializar num bico ali, naquele momento. Tenho certeza que se eu tivesse um bico novo aqui em casa acabaria cedendo e dando. Ainda bem que eu me conheço e nem comprei. Ainda estou morrendo de dó, porque eu sei o quanto ela gosta do biquinho dela. Mas sei também que essa oportunidade ótima apareceu e que quanto antes melhor!!!

Está dando até vontade de chorar agora, que minha ficha está caindo que ela está lá agora, deitada, sem o bico dela, só com o Dumbinho. Só não sei se o engasgo é por causa da falta que o bico está fazendo pra ela, ou se porque eu estou percebendo que minha filha está crescendo. Só sei que o nó está aqui, prestes a desatar.... e que eu continue firme nesses próximos dias, porque, pior que passar por isso, é passar por isso mais de uma vez!

5 comentários:

  1. Coragem amiga, a lara eh uma fofa vai passar por essa tranquilo. E não se sinta culpada, faça sempre o que seu coração mandar, opnioes contrarias sempre vai existir.. Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga não deve ter sido fácil e nem está sendo né ... tb estou louca pra fazer isso por aki e já decretei que de dezembro não passa ... aguenta firme que vc fez o certo .. estou orgulhosa de vc .. parabéns!!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, imagino como esta o coração... Mas se começou é melhor mesmo resolver de uma vez mesmo, e sei bem como é ter q engolir sapos pra não causar uma guerra (geralmente eu faço a guerra mesmo, kkk). E o tempo passa sem dó, nos massacrando...pensa, parece que ontem eu tinha um RN e pisquei e já tenho uma mocinha de quase 4 anos...OMG, e eu choro viu amiga e muitooo, rs.
    Bjão pra vcs 2

    ResponderExcluir
  4. ains Thereza... tua menininha ta crescendo....
    que coragem hem!?
    eu não conseguiria! mesmo!
    beijãosss em vcs!!!

    Mamãe do Otávio

    ResponderExcluir
  5. Estou passando pela mesma situação!
    Na segunda esquecemos a chupeta dele na casa uma amiga, como estava cansado dormiu fácil, na terça passou o dia bem e a noite rolou um chororo, foi onde tomei a iniciativa e papai apoio, amanha fará uma semana, ele pede nas horas de soneca e dormir a noite, mas sempre falo que ficou na casa da tia Deia e estamos levando!
    Força ai que super te entendo...
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...