sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dia de consulta

Como eu havia dito, teça-feira a Lara teve a primeira consulta do mês, dessa vez com várias novidades!
A última foi no início de dezembro. Mais uma vez tivemos uma consulta tranquila. Adoro o fato da Lara não chorar mais enquanto é examinada! Dá um alívio. E ainda se sente toda importante. Depois que ouviu seus batimentos, a Dra falou: "parabéns Lara, você está ótima!", e a Lara saiu do consultório toda saltitante, falando que a "tia" tinha dado palabéins pá mim!

Com 2 anos e 5 meses, a Lara está pesando 12,300 kg e medindo 91cm.
Engordou 700g e cresceu 5cm em dois meses. 
Acontece que ela engordou quase o dobro do que deveria, o que à princípio é excelente, mas na verdade não é. Nesses últimos tempos, a Lara tem tomado uma média de UM LITRO de leite por dia. Pode isso? Não, não pode. Principalmente porque ela tem comido E tomado leite, e pelo simples costume e desejo de sugar (sim, ela ainda sente falta do bico). E isso não nada bom: primeiro porque essa quantidade de leite faz com que diminua a absorção do que outros alimentos proporcionam; segundo que o leite é uma das principais causas da obesidade infantil, sabiam? Pois é, eu não. Assim, considerando o tanto que a Lara não come, isso seria a menos das minhas preocupações, mas é melhor escutar a essência do que a Dra. quis dizer né, porque, afinal, ela sabe do que fala. Ah, a essência? Tomar menos leite, claro.
Sendo assim, juntamos a fome com a vontade de comer (ou seria o leite com a vontade de beber?): compramos um copinho. A Lara foi com a gente na farmácia escolher um copinho novo para ela tomar leite. Ela já é grande, mocinha linda e não precisa mais tomar na mamadeira.
Na teoria é lindo, a Lara se empolga, sai mostrando o copo pra todo mundo. Na prática? Ela tenta, mas não chega a tomar mais que cinco goles no copinho. É assim, aos poucos, né?

Combinei o seguinte com o Lucas: não vamos tirar a mamadeira dela. Mas daremos a quantidade que ela precisa (150 à 200ml) no máximo 3 vezes ao dia. Quando acorda e antes de dormir, sem dúvidas. Caso ela peça mais leite (que é o que ela costuma fazer), só poderá tomar se for no copinho. Ah, vá... a solução foi até que boa, considerando essa fofa apaixonada por dedera e leite. Por enquanto tem dado super certo. Ela chega a pedir mais leite, agora no copinho, mas na hora de beber mesmo, dá um ou dois goles.

Depois que ela estiver adaptada completamente na escola, começarei a aumentar o furo do bico da mamadeira, dessa forma ela vai se acostumando aos poucos com um fluxo maior de leite para finalmente largar a mamadeira. Uma outra coisa boa de diminuir a quantidade de leite, é que ela irá comer melhor, e com os incentivos de frutas e alimentos saudáveis da escolinha nova, vamos reeducando sua alimentação aos poucos (amém!).

Os exames que fizemos deram quase tudo ok. Como suspeitávamos, a ferritina dela está baixa, então por mais dois meses, dá-lhe Neutrofer goela abaixo. A médico comentou algo a respeito de fazermos um outro exame depois para confirmar se estará tudo bem. Só que não. Sério, dessa vez TODOS os dias sem falta ela terá o ferro dela, mas exame de sangue de novo assim, só pra confirmar, nãnã-nina-não!

Não cheguei a falar com vocês, mas no final de semana (mais exatamente no sábado) eu estava concertando um brinquedo da Lara que tinha quebrado. Estava usando cola quente (exatamente, não ia dar certo). Ela chegou perto e eu mostrei aquela pistolinha. Falei para tomar cuidado porque estava quente. Ela se afastou, mas ficou curiosa para ver o que eu estava fazendo, se apoiou no sofá e adivinha? Isso, colocou a mão bem em cima da pistola (muito, muito, mas MUITO quente). Queimou. Deu bolha.
A mãozinha ainda está marcada, mas desde o segundo dia que ela fala que não dói; lá na consulta a Dra. deu uma olhada e falou que estava bem cuidado e que demos sorte de não ter dado complicações porque foi queimadura de 2º grau. Gente, coitada!!!!! Ela chorou, mas considerando as circunstâncias, era pra ela ter reclamado muito mais! Muito boazinha essa minha princesa! Que dó, que dó, que dó!

Por último, devido ao crescimento craniano e também do globo ocular nessa fase, a Dra. recomendou que ela fizesse um exame de vista, só para conferir se está tudo certo. Depois do carnaval eu ligo para as indicações de oftalmologista infantis que ela passou.

Daqui dois meses teremos mais! 

21 comentários:

  1. como tá crescendo genteee! ela tem exatamente a mesma idade da Alanis e o mesmo peso e altura...haha
    Esse negócio de só querer leite eu sei muito bem como é...
    E Alanis tá com mania de chupar o bico da mamadeira tbm..aff...cada coisaa...
    bjão
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom saber mais dessa boneca...e como ela cresceu e engordou! =)
    Lavinia tbm vinha tomando em média 1 litro de leite tbm, confesso que não imaginava tudo isso que vc contou! Agora com a volta as aulas ela diminui bem a quantidade...e anda comendo melhor na escola!

    espero que as coisas de certo por ai!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi! Domingo é o dia da super blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância, em resposta ao documentário "Muito além do peso". Participe conosco...Hoje tem post com maiores informações sobre a BC lá no meu blog. Ajude a divulgar, por favor! Obrigada! Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. Thereza, li os últimos três posts e tenho muito pra falar, rs...
    Então vc vão se mudar? Vão sair todos do sítio? Porquêeeeee? (a mais curiosa)
    A Lara não come fruta? E o Otávio não come salada, afff
    Eu lembro do que tu escreveu sobre a primeira escolinha da Lara, era excelente ne? Nunca vou achar algo tão bom poraqui. Mudou ela de escola por n precisar pagar ou por questão de ser mais perto do novo endereço e tal?

    ResponderExcluir
  5. A Lara cresceu muito mesmo será que foi por conta só do leite? E como assim ela tem tomado tanto leite se fazia mal? Perdi algum capitulo? Heheh
    Sabe, aqui o Otávio tem tem chorado pra ir na escolinha... Ainda nem falei muito sobre isso no blog, percebi que o Lucas esta quase sempre presente n e mesmo? Que tal deixa lo levar a Lara? Quando faço assim por aqui ( o pai leva e eu fico no carro) ele nunca chora, acreditomque a gente como mãe passa toda a ansiedade e nervosismo pra criança... Eu de TP

    ResponderExcluir
  6. Eu de TPM não posso nem sonhar em leva lo pois já começo a chorar, raras e choro mesmo como uma criança... E dose! Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Desculpa estar escrevendo tudo picado e com erros de português, e o incrível corretor horrível do iPad, e esta picado pq todas as vezes que tendo apagar algo trava tudo! Grrrrrr
    Beijos e até

    ResponderExcluir
  8. ta enorme heim amiga!!! sabe q eu fiquei pensando aqui, a Clarice largou a mamadeira, será q por isso aumentou a vontade d ficar com a chupeta?? pq agoa é o empo inteiro.... bom, deu p mim pensar rsrsrs eu ñ vejop a hr da consulta ser calma e tranquila amiga pq eu ñ aguento mais aquele berreiro kkkk bjsssssss

    ResponderExcluir
  9. Como ela ta linda, Maria! Parabéns!
    Por aqui a gente já está nos últimos passos para dar Tchau para a mamadeira, mas também não quero ser tão rude assim, Murillo também ta passando pela adaptação na escolinha, e seria muita coisa eu acho para ele. Mas assim que passar Tchau mamadeira, fácil!
    Já compramos vários copinhos.
    Não sabia que seria bom fazer exames com essa idade, vou perguntar para o pediatra do Murillo!
    Beijos Ca

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tô tentando tirar a mamadeira do Miguel. Não que ele se importe muito, muitas vezes dorme sem mamar, mas é que, convenhamos, é bem cômodo dar algo que o acalme por 5 minutos que seja hahahahahahaha

    e que fofa ela animada pelos parabéns da pediatra >.<

    abs!

    ResponderExcluir
  11. Agora te acompanho por aqui tbm!

    Bjooo :**

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei seu blog. Me identifiquei muito...
    Quando quiser dá uma espiada no meu... Bjoooooooooooooo
    http://mamaequetrabalha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. 'Dukes associated with September Cycle Revue' Travel

    Here is my weblog :: interlinear

    ResponderExcluir
  15. Easy methods to Play Blu Beam Iso Photo File

    my homepage :: toleration

    ResponderExcluir
  16. In height Tv Is – The particular 3 Most critical Facts to consider When Choosing A wonderful Tv Stand up

    My blog post Epson Powerlite Home Cinema 5020UBe

    ResponderExcluir
  17. End Lights- A summary

    Feel free to visit my site ... free video to mp3 converter

    ResponderExcluir
  18. Download Psyched Full Film - Around for Free By
    law?

    My webpage casinoeuro

    ResponderExcluir
  19. " cable " For Noise: Home Theatre Wiring Setting up

    Look into my web page: hygiene

    ResponderExcluir
  20. Sua filhota gosta bastante de leite... isso é muito bom.
    Adorei o cantinho de vocês e estou seguindo.. bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...