domingo, 13 de fevereiro de 2011

Como anda a alimentação

Leite:
O que mais tem mudado ultimamente na vida da minha filhotinha é a alimentação.
Ela começou mamando no peito, e ocasionalmente uma mamadeira. Aos 3 meses passou a mamar uma ou duas mamadeiras por dia pois eu estudava pela manhã e foi assim até os 4 meses.
Passei o final de semana dos dias 28, 29 e 30 de janeiro, com uns amigos e deixei a Lara com a minha mãe, para poder descansar e aproveitar um pouco. Nesses dias meu peito inchou bastante, e eu fui ordenhando manualmente mesmo (já que a minha bombinha sumiu)e o Lucas também me ajudou. Até que deu para aliviar um pouco, mas o peito continuava cheio e dolorido, afinal, eu fiquei apertando muito para sair o leite. (A verdade é que eu não via a hora de chegar em casa e ver minha florzinha e dela sugar tudinho) Então a Lara mamou, meu peito esvaziou, e foi puro alívio.
Na manhã seguinte o peite não encheu mais, e assim está desde então. O leite ainda não secou, e eventualmente eu coloco a Lara para sugar. Meaculpa, sim, eu deveria colocar sempre que possível, mas estou um pouco desmotivada. Não queria que ela parasse de mamar agora, mas por outro lado estou desanimada de tentar fazê-la mamar de novo. Até comprei o Plasil, tomei por uns 2 dias e o peite encheu um pouco mais, mas a Lara não curtiu muito voltar a mamar no peito da mamãe, já que não tem mais tanto leite quanto antes.
Essa semana agora será minha última tentativa. Se não der, nada me resta se não aceitar a situação.

Ela A-M-A a mamadeira rosa choque dela... é só vê-la que já balança os braços e pernas numa excitação única! E mama, mama, mama!
Esses dias ela não está mamando bem. Pegou um resfriado, tossiu muito, e o narizinho ainda está um pouco entupido. Isso influencia a alimentação de maneira negativa. Mas estamos achando que o bico da mamadeira também está com o furinho muito estreito. Bem provável que a gente troque na semana que vem. Ela tem demorado MUITO para mamar - além do furo pequeno no bico, tem a gengiva que está coçando e os dedos não saem da boca nem na hora de tomar a dedera.

Frutas:
As frutinhas estão indo, devagar e sempre! Por enquanto ela experimentou banana, maçã, pera e mamão.
A banana é a mais aceita. Tiramos o miolo e ela come, com certa dificuldade, mas come.
A maçã dei só uma vez, ela até comeu, mas fazia uma cara MUITO ruim... quando experimentei, a maçã estava meio ruinzinha, então parei de dar. Por mais que ela estivesse comendo, sacanagem, né?
A pera demos só uma vez também... mas essa ela ODIOU! hehehe Foi engraçado, e diferente... tadinha. Trancou a boquinha depois da primeira colher.
O mamão damos metade e ela comeu mais tranquilo também.
Estou pensando em começar a misturar as frutinhas, dicas???

Suco:
É... por enquanto nenhum progresso! Só tentamos dar de laranja, mas ela não bebe. 
Água ela não bebia na mamadeira, mas depois que demos no copo uma vez, ela ADORA e já vai abrindo a boca quando vê um copo. Talvez a gente consiga dar o suco no copo também. Outra tentativa para esta semana.
O próximo suco será de melancia, é docinho e esse sim ela deve gostar! Espero!

Enfim, estamos assim nesse mês. Espero que a Lara aprenda a comer e a gostar de frutinhas e a papinha também, que a gente deve começar a dar daqui uns 15 dias! (Sem falar que NAN é caro).

Aiaiai... que eu tenha sorte com a alimentação dela, porque ruim de garfo em casa já basta eu! 

10 comentários:

  1. Lê - Dilemas de uma mãe sem manual!14 de fevereiro de 2011 às 01:04

    Oi querida! Não se culpe de tirar a Lara do peito. Vc amamentou por um tempo bom e com a vida corrida que vc vem levando, de repente, vai ser melhor pra vcs duas! Ela continuará te amando incondiscionalmente apesar de qualquer coisa! Vc é a mãe dela, a pessoa mais importante pra ela e isso não se discute! Bjos e conta comigo tá? Lê

    ResponderExcluir
  2. Ser mãe tem dessas coisas, acho que nosso erro é nos cobrarmos demais.

    Somos humanas, podemos errar (e sim, mãe erram e MUITO), mas é assim que aprendemos e ensinamos nossos filhotinhos a viver. Faça o que vc achar melhor para vcs, infelizmente a Ana Clara mamou pouco no peito, fico meia "assim" quando penso nisso, mas que saber?Já foi, já passou...ela é saudável, feliz e ainda me olha com os mesmo olhinhos apaixonados hehehe.

    Sobre as frutinhas, é assim mesmo. Com o tempo vc vai perceber o gosto dela. A Clarinha come bastante mamão, banana e abacate...mas acho que ela se acostumou mais fácil, pois, desde pequena eu dava vitamina na mamadeira.

    Beijos enormes.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thereza!
    Putz, que pena que teu leite está diminuindo... Mas não se culpe, isso pode acontecer mesmo. Continue tentando, não desanime, quem sabe a produção volta?
    Sobre as frutas, duas opções boas são abacate e manga. O abacate vc pode adoçar com um pouquinho de Karo, sabe aquele melado que parece mel? O mel a Lara ainda é pequena para receber, e açúcar refinado não é uma boa... O Karo quebra bem o galho. A manga é naturalmente docinha, as crianças geralmente aceitam bem. Ah, pêssego também é uma boa, é doce e molinho, basta descascar.
    Boa sorte! Depois conta pra gente.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Olha não se culpe msm, se ela se dá bem com a mamadeira é um bom caminho pior se ela não quise-se mais o peito e não aceita-se a mamadeira.
    Troca o bico sim aqui aconteceu a mesma coisa!

    Aqui está sendo uma dificuldade com as frutas viu... ja tentei banana e maça e nenhuma das duas ela gosta, suco de laranja ela não gosta nem do cheiro...kkkk mais eu tento todos os dias até ela se acostumar!

    Já com a papinha de legumes ela ja começou a aceitar ainda faz caras e bocas e mais mastiga e engole antes cuspia tudo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria,

    você pediu dicas a respeito da alimentação da pequena, principalmente no que se refere a frutinhas. Meu conselho é não misturá-las por enquanto. Continue fazendo da forma como está e não desista na primeira tentativa. Experimente dar a fruta de outras formas (raspadinha, amassadinha e em pedacinhos quando ela já puder mastigar). Não é interessante misturá-las porque a criança precisa conhecer o sabor, a textura e mesmo o aroma dos alimentos individualmente. Por uma série de fatores, pode ser que ela não goste da fruta na primeira tentativa, como foi o caso da pêra, mas insista pelo menos mais algumas vezes (de 8 a 10x). A transição do aleitamento materno exclusivo para a alimentação complementar deve ser gradual e requer um pouco de paciência. Seja persistente e tenho certeza que você alcançará seus objetivos, que com certeza, é o melhor pra Lara.

    Abç,

    Joyce

    ResponderExcluir
  6. Não fica estressada por cauda da amamentação não, a Alice mamou só até 2 meses e meio, com 3 e 10 dias começou comer frutinhas, adora, mas maçã eu misturo com outra, muito azedinha. Eu não tiro miolo da banana não, dou tudinho. E sempre apressento a fruta sozinha, mas depois faço misturinhas com até 3 frutas ficam maisa nutritivas ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Estou começando as frutinhas do meu filhote tbem...com dor na consciência, eu queria continuar amamentando exclusivo,mas conversei com muita gente,inclusive uma amiga pediatra, e ela me recomendou iniciar as frutas para desenvolver o paladar dele, espaçar um pouco as mamadas,essas coisas. A ped me recomendou dar a mesma fruta por 3 dias,no 1º 1 colher de sobremesa, no 2º duas e no 3ºo quanto ele quiser... comecei com a pêra sábado... ele quase nem quis tudo o que dei, foi difícil.Domingo passei no juicer e ele aceitou melhor, mas ainda assim não quis tudo o que eu dei. Mas hoje, foi lindo, ele comeu tudinho, o "suco" de uma pêra todinha!!! Fiquei feliz, amanhã mudo pra banana por 3 dias, depois escolho outra fruta, espero que funcione desse jeito;o) E hj eu fui tomar um copo de leite com neston a tarde, de colherzinha,óbvio! rsrsrs ele ficou olhando, olhando.. aí peguei a colher dele e dei um pouquinho... não é que o danado começou a abrir a boquinha pedindo mais?? foi engraçado,pena que só eu vi... é isso, sorte com a alimentação.
    Ahhhhhhh, minha amiga ped disse que às vezes é preciso expor a criança umas 10 vezes a um mesmo alimento até que ela aceite, então, não desanima, tá?
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Maria, temos muita coisa em comum!! E a nossa alimentação é uma delas! Comer mal por aqui basta eu!! hahahaa

    O Gui é muito bom de boca, que nem o pai!!!
    Ele ama banana, mas ela não faz bem a ele, sempre vomita umas 8 vezes horas depois que come. Maçã, Pêra, Manga e Melância ele come super bem.

    O suco de laranja lima deu assadura nele então suspendi.

    Aos poucos ela vai comendo... se não aceitar hj, tente amanhã ... depois ...

    um beijão nessa linda!!

    ResponderExcluir
  9. O Kairos não gosta muito de tomar suco na mamadeira também! To pensando em tentar o copinho, mesmo que a pediatra tenha dito pra continuar na mamadeira!

    É legal vê-los começando a comer que nem a gente, né? Apesar de dar mais trabalho que só botar o peito pra fora... ehehehe

    Tô lutando pra não desmamar, mas acho que vai acontecer logo logo...

    bjo

    ResponderExcluir
  10. A gente encana muito com essas coisas de amamentação. Eu já estou super encanada pq estou querendo desmamar a Nina e ela pegou uma gripe!

    Sobre os sucos eu recomendo mto o Juicer! E tenta outras frutas... A Nina tbm nao curtiu laranja. E por incrivel que pareça ela gosta de suco de beterraba! De maçã, de pêra e de mamão.
    Qto as frutas eu tbm não acho legal misturar logo de cara, com nada, nem açucar, nem mel...
    Onde vc dá a comida? Ela estar sentada ereta ajuda bastante (e não naquelas cadeirinhas tipo da fische price...)
    As frutas eu amasso todas e passo na peneira. Se não a Nina não gosta. Ela passou a tomar mais suco qdo comeu as frutas.

    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...