quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sou sua mãe, tenho 19 anos. Prazer.

Lembro quando escrevi esse post, bem no início do blog. Eu passava pela rua, bem barriguda (e feliz da vida, diga-se de passagem), e algumas pessoas, principalmente mulheres (no mínimo com inveja da minha barriga linda) olhavam torto.. julgando mil e uma coisas em suas cabecinhas pequenas e cheias de preconceitos.

Havia muito tempo que eu não sofria, ou pelo menos não reparava mais nesse preconceito que as pessoas têm com mães mais novas. Até hoje...

Nessa época do ano, é bem comum a Praça da Liberdade ficar lotada de crianças com os pais, principalmente quando a noite vai caindo. Todos querem ver a praça iluminada com o tema natalino.
Eu e a Cynthia (dinda da Lara) estávamos lá com ela, quando passa uma criança, pulando na frente da mãe, quase escalando nela, pedindo colo.
Tinha entre 2 e 3 anos, não sei ao certo.
A Lara, que fica hipnotizada quando vê crianças chorando, parou ao seu lado e ficou olhando a criança, implorando pelo colo da mãe; e esta, brigando, dizendo que se ela ficasse pedindo colo, iriam embora. O pai ao lado, querendo pegar a filha, mas ao mesmo tempo, não querendo desmoralizar a mãe. Olhei com dó.
Da criança, claro, que parou de pedir o colo (mas não parou de desejá-lo).

A mãe, usando a Lara como argumento, disse: "Olha filha, até a bebezinha está andando! Porque você fica querendo colo?" (Oi? Porque ela é criança, e você é a mãe dela?)
Então, a Lara se sentou no chão e foi brincar com o copo de água. A mãe pegou a filha e se sentou no chão com ela, ao lado da Lara. Eu, com a câmera, comecei a filmar a Lara balançar a água e se encharcar. Ela estava se divertindo a beça. A menina, Laura, achou a Lara super fofa e se divertiu vendo ela se molhar. Afinal,estava fazendo calor de 30º, e eu tinha outra roupa para trocá-la dentro da bolsa.
Na filmagem, comecei a chamar a Lara para que ela olhasse para a câmera: "Ô Lara!!! Olha aqui... amorzinha... Ô filhinha, olha aqui a mamãe".
Mas quem olhou foi a outra mãe, e com uma cara de cruz-credo espanto. Soltou a pergunta, sem nem tentar esconder o pré-conceito (de mãe jovem que não sabe cuidar da filha e fudeu a vida, dela e da criança): "VOCÊ....é a MÃE dela?"


Possíveis respostas:
a)Porque? Quer adotar a bebezinha que não pede colo?
b)Não. Achei na rua.
c)Pelo menos me falaram que essa foi a bebê que saiu da minha barriga na maternidade.
d)Não. Sou avó.


Resposta dada:
Sim. (seco assim, e com um sorriso estampado na cara. Na hora eu estava entretida demais filmando a felicidade da MINHA FILHA para querer dar uma resposta à altura da pergunta.)


Mas, não satisfeita, ela continua:
"Nossa... quantos anos você tem, moça?"


Possíveis respostas:
a)Menos que você, com certeza. Mas mais que a sua filha.
b)Idade suficiente para ser mãe.
c)A mesma que a sua bisavó, quando teve o 3º filho.
d)Quer me adotar também?


Resposta dada:
19. (Assim, seca, ainda preocupada em memorizar minha filha se divertindo e não a dela chorando, querendo colo).


Lembro que depois que a Lara se levantou, as duas também se levantaram, e cada uma foi para seu canto.
Passando perto da Papai Noel de novo, lá estavam os três (pai, mãe e filha).
A filha? Ainda tentando escalar a mãe.
A mãe? Paralisada, olhando para frente. Talvez pensando que em como ela queria ir para casa, mas prometeu que levaria a filha à praça, para ver o Papai Noel e as luzinhas.
O pai? Tentando distrair a filha, Coitado.

A Lara? No colo, com outra roupa sequinha, dumbo na mão, bico na boca, indo embora do passeio satisfeita e feliz da vida.



Pois é, sou mãe... a melhor que posso, para a MINHA filha




E ela me parece feliz, saudável e muito amada. Obrigada.


ps: Essa na frente da Lara é a Dinda Cynthia e as risadas no fundo são da Laura, que estava sentada ao meu lado, com a mãe.

5 comentários:

  1. afe, sabe q isso me fez lembrar da mãe zen q me enxeu o saco? odeio esses preconceitos! bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, Maria Thereza, o pré-conceitos estão enraizados nas pessoas, elas gerlamente nem param pra pensar que casa situação é diferente, eu e o pai de Alice sofremos alguns olhares tortos por deixarmos Alice tão livre, leve e solta...dá bola pra isso não, ah, vc não dá né :)
    Amei a Lara se divertindo no vídeo, sabe que qnd vou pro parquinho levo uma roupa extra justamente para o caso de Alice brincar com água, é bom demais...
    bjim meu e da Alice

    ResponderExcluir
  3. É cada uma que aparece na nossa frente...
    Idade não é documento, e pelo jeito, você com a sua idade compreende melhor as crianças que essa daí... risos...

    bjs

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahhaha ... quantos anos essa mãe parecia ter?? fala sério né??!!!

    A Lara é linda e feliz de ser sua filha ... e idade não é documento .. e nem gente mais velha quer dizer que seja madura ... vc é uma mãe nota 10!! Bjsssss pra vcs ...

    http://princesaluma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sabe, Maria Thereza, eu tô muito de saco cheio dessas pessoas insuportáveis que acham que só porque sou nova que não tenho capacidade de criar meu filho!
    Já ouvi que sou "muito pirralha para ser mãe"! E isso nunca vai sair da minha cabeça. Mas sabe de uma coisa? prefiro ser pirralha e ser uma boa mãe do que velha e dizer que odiava a fase da criança de colo (antes de andar)...
    Comentei no seu post (que está linkado) e concordo com tudo que você disse! Tenho certeza que sou boa mãe, o que eu não sei eu procuro saber, estudo e me informo. O que eu não consigo, eu tento... se eu errar eu me perdoo, mas sei que não estou errando porque sou nova, estou errando porque sou humana e acima de tudo MÃE!

    EU TENHO 17 ANOS E TENHO CERTEZA QUE SOU MUITO MAIS MÃE DO QUE MUITA MULHER QUE SE DIZ MÃE!

    Na boa! as pessoas deveria medir um pouco suas palavras, que muitas vezes machucam DEMAIS!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...