quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Com 15 meses, você...

brinca, corre, pula (tenta), faz birra, brinca com a comida, quer comer sozinha, quer dar comida na nossa boca, adora importunar brincar com seus tios, folhear livros ler, dá beijinho, abraço apertado, manda beijinho, faz gracinhas, cuida das bonecas, tenta imitar as palavras que ensinamos, canta, fica deitadinha assistindo Galinha Pintadinha, quer brincar fora de casa todo o tempo, continua adorando os animais, vem andando de lado ou de ré para sentar no colo do primeiro que sentar perto de você, dorme consideravelmente, aprende mil e uma coisas, e me ensina mil e duas!"


Dá uma lombera depois do banho!
Coincidentemente, no início desse mês, eu voltei a folhear o livro "A Vida do Bebê", do Dr. Rinaldo de Lamare. Todo mês eu dava uma olhada naquilo que me esperava, ou nas dicas para cada fase do bebê. Estava alguns meses atrasadas na leitura, e, por sorte, depois do 12º mês, o mês seguinte é o 15º, justo o que a Lara se encontra (até hoje, já que amanhã é seu 16º mêsversário).

Se estava bom assim, imagina a felicidade dela quando eu coloquei a água.
E, como uma boa “bebê livro”, ela faz exatamente o que li no livro. E, nada melhor que transcrever as melhores partes, para que eu não me esqueça de nada:

“(...) Já não quer ficar mais no cercado ou ficar no quarto, e sim passear. Está tão ocupada consigo mesma que não dá muita importância às outras pessoas. Pega o brinquedo das outras crianças, mas não quer emprestar os seus. Recorre sempre à sua mãe, porque ela representa o grande poder de oferecer e proteger. Já quer andar sozinha. Já se despede da mamadeira (oi?), chama a atenção da mãe para as fraldas molhadas, procura rabiscar com lápis, rabiscar e virar as páginas de um livro.

Fica acariciando as figuras de um livro, começa a querer imitar os desenhos com lápis, vira e desvira objetos, gosta de ouvir música (e como gosta), gosta de colocar anéis coloridos, adora apagar fósforos, sobre escadas com mãos e joelhos (numa velocidade impressionante), sai do berço (han? Qual a altura desse berço? Do dela, ela não sai não), atira bolas, experimenta abrir e fechar portas (experimenta e aprova a experiência. Tanto que faz sempre que há a oportunidade).
Percebe que está crescendo e procura mostrar isso, fazendo coisas de adulto: fala ao telefone (faz tempo, néam), dirigi carrinhos, liga o aspirador de pó (se eu tivesse um, quem sabe), procura varrer o chão (adora), tenta pentear seus cabelos (e dos outros também).
É muito exigente, exige atenção, procura pelos adultos quando deixada sozinha, adora sair para passear, percebe a ausência de uma pessoa da família.
Suas habilidades motoras são muitas, andando e subindo escadas, permanentemente ativa, e os pais não devem se mostrar descontentes com toda esta atividade. Ela usa todas as suas travessuras para sua satisfação e aprendizagem (ok. Então as travessuras são importantes!)

Ela pergunta quem são todos os animais, apontando o dedinho e fazendo um som  indescritível.  Uma fofura que só vendo.
(...)

A vontade de poder fazer todas as coisas que os adultos fazem é um sinal sadio de inteligência da criança. (Eba! Ainda bem que ela sempre quer digitar no meu note, ou comer o mouse) (...)O fato de ela insistir em fazer sozinha as tarefas, sem a interferência dos adultos, tentando e errando, faz com que adquira por meio da repetição a habilidade, o conhecimento. Ela gosta de pedir a seus pais para eles contarem e repetirem histórias e canções diversas vezes, até que ela consiga memorizar e saber para depois fazê-lo sozinha (somos, a família inteira, experts em Galinha Pintadinha).

A disciplina forçada pelas palmadas não é a melhor solução. Ela experimenta até onde os pais agüentam as suas malcriações, travessuras e vontades. A hora de ir para a cama ou a das refeições são os testes que elas mais usam, e às vezes levam os pais, vencidos pelo cansaço, ao desespero (eu estou quase lá em relação às refeições. Alguma dica?)”


Queria que tivesse um livro para que eu visse os outros meses até o segundo aninho, porque o próximo a ser falado nesse livro é só o 18º mês!
Pensando bem, melhor escrever o nosso próprio livro. O livro da bebê Lara!

Minha travessurinha em pessoa!
"Com 15 meses, minha princesa, você me mostrou, mais uma vez, o que é a felicidade e o que realmente importa em minha vida. Ficar com você!


Te amo, filha. Mais que ontem, e menos que amanhã."

10 comentários:

  1. Uma bonequinha cheia de artes... risos... Nossa paixão, né???
    Eles nos surpreendem a cada dia!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OI querida, primeiro desejo tudo de melhor neste próximo ano que chega principalmente a essa linda!!!
    Entao vc tb está tendo problemas com a alimentação?Porque a Mel tb me da trabalho as vezes, quantoa Lara está pesando?A Melissa estava com 9.8 ficou doente foi para 9.3 agora está com 9.7 fico preocupada com isso.
    Mudei de médico e naquele momento foi a melhor coisa porque ela melhorou, vamos ver daqui pra frente.
    Bjos tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria, não sei na verdade se você lembra de mim, da época do colégio CEV, era da sala do seu irmão. Bem, desde que fiquei sabendo do nascimento da sua filha linda, a Lara, fiquei acompanhando o seu blog sempre. Fico impressionada o quanto a Lara é linda e fofa, uma criança adorável. Pelo que leio em seu blog, acho você uma mãe excelente! Muito atenciosa com sua pequena. Minha intenção com esse comentário é te dar o incentivo pra continuar sendo a mãe ótima que você tem sido e manter o blog para podermos acompanhar o crescimento da sua filhota! Se possível queria te encontrar um dia, ou te visitar para conhecer sua pequenina e te reencontrar(após alguns anos). Abraços, Rairane Barreto.

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha esse livro e sempre que a Bia fazia algo que não fazia antes eu corria ler para ver se tava no livro, mas ele DESAPARECEU!
    Sabe que tem sites que você se cadastra e todo mês eles mandam no seu email sobre o desenvolvimento da criança?É bem legal, e prático também!!!

    Beijos

    http://parabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Linda!!! Lindas! Adoro suas postagens, tão cheias de amor!
    Um ano novo maravilhoso para você e para sua princesa. Aliás, para toda a sua familia! Muitas realizações e muito mais amor!
    Um beijo grande
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, criança tem o desenvolvimento muito parecido, fazem um tanto de coisas iguai, e de repente fazem coisas só deles, da personalidade, relacionadas ao ambiente e pessoas que lidam, e isso as torna únicas e uma delicia de conviver,
    Esse livro tem coisas culturais né, por ser tradução, aspirador de pó não é comum por aqui hihihihi vamos mudar pra DVD player ;)
    Lara tá mesmo uma gordinha, não dá pra acreditar que é difícil de comer, eu tenho algumas dicas, talvez nem sejam novidade pra vc, mas vamos lá:
    Se ela não comer, não substitua por outra coisa, espera a próxima refeição e assim por diante, a hora que a fome apertar ela vai comer. Pode demorar uns 3 dias para ela se adaptar. Não colocar prato muito cheio na frente dela, elas já tem noçãod e quantidade e podem desanimar de comer tudo aquilo. Tentar cortar qualquer lanchinho próxumo as refeições principalis, qualquer coisa corta a fome de criança, e elas não são igual a gente né, que come sem fome mesmo, sei que deve ser difícil pra vc pois tem irmãos pequenos né, aqui é fácil eu controlar tudo que Alice come,
    Acho que não vou mais ver vcs esse ano :( vamos sentir saudade, voltamos dia 8, muitos beijinhos pras duas, e um novo ano sempre feliz!

    ResponderExcluir
  7. Oi passei pra dar uma olhadinha e que bloguinho tão lindo com lindas fotos. Parabéns pelo blog e por esta linda bb que cresce e se desenvolve. É muito gostoso este desenvolvimento. Cris

    ResponderExcluir
  8. Nossa .. ela tá muito lindinhaaa!! Parabéns sua princesa é linda mesmo ..tem que babar muito ... hehehe ... e de agora em diante vai ser só emoção e novidades ... bjs

    http://princesaluma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. q linda! amiga eu fico lendo so imaginando quando for a vez da clarice^^ fofa fofa!!! bjsssssssss

    ResponderExcluir
  10. O LEGAL E QUE NOSSAS FILHAS SE ENCONTRAM QUASE DA MESMA IDADE A MINHA PEQUENA PELO MENOS DA PRA TROCAR FIGURINHAS RSRS VIM DEIXAR UM FELIZ ANO NOVO TUDO DE BOM PRA VC E TODA SUA FAMÍLIA XERUU

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...