quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia de consulta

Hoje fomos a consulta de rotina da Lara. Na verdade a consulta dela foi antecipada devido à infecção de ouvido, e por isso fomos ao consultório para que nos encaixasse. Esperando na sala, conhecemos uma menininha linda, dos olhos azuis, de quase 1 aninho! Ela e a Lara se deram super bem, e elas ficaram brincando e rindo! Uma graçinha!!! =D
Voltando ao que interessa, a consulta:
Como já esperávamos, ela engordou pouco, e está pesando 7,350kg.
Pois é, o mês passado judiou da minha pixuca. Bom, vamos pensar pelo lado bom, engordar pouco é melhor que perder peso ou não engordar! E agora que ela está melhorando, aos poucos, eu já percebi que o apetite está voltando!
Cresceu cerca de 2cm de novo, e está agora com 68,5cm. Tamanho ideal. Ótimo!

Dessa vez a Lara estranhou um pouco a Dra., pela primeira vez. Mas acho que isso aconteceu porque ela está doentinha. Não teve choro ou recusa, só ficou olhando com cara de desconfiada e resmungando enquanto a Dra. ouvia seu coraçãozinho.

As recomendações foram parar com o xarope para tosse que o médico de domingo passou, e quando a tosse estiver frequente, fazer o uso do aerolin mesmo. Mas me disse para não me preocupar, pois dor de ouvido causa tosse e que assim que a dor passar, provável que a tosse passe também. Que ela esteja certa, porque não aguento mais ver minha princesinha doentinha.

Perguntei à Dra. com respeito a alimentação, o que eu poderia fazer para a Lara mamar menos, e comer mais.
Ela falou que o ideal são 2 mamadeiras, uma de manhã e outra a noite, e durante o dia dar frutas, sucos, papinhas e que posso tentar dar iogurte também! Iogurte normal, danoninho, tudo liberado. Sei lá se eu devia dar danoninho de cara, talvez tentar alguma coisa mais natural primeiro. O que vocês acham?
A Lara é muito ruim de colher, e eu não sei mais o que fazer para ela se alimentar melhor!
Vitamina de banana ela toma às vezes; ela come mamão (pelo menos nas duas vezes que eu dei, ela comeu bem); e raramente come a sopinha toda.

S.O.S.
O que seus filhos comem ou comiam aos 8 meses???
E então meninas, alguma dica do que posso dar para ela acostumar a comer que seja, para depois eu introduzir alimentos diversos??? Não sei mais o que fazer!!!!!


Beijo!!! Até a próxima!





21 comentários:

  1. Ei!

    Olha, opinião minha: não dá iogurte nem danoninho antes de 1 ano não... já li muita coisa a respeito e o leite de vaca e os corantes e conservantes podem dar alergia nos menores de 1 ano.

    Experimenta deixar a Lara colocar a mão na comida, levar a comida à boca, sem medo de deixar ela se sujar. Para ela criar mais "intimidade" com a comida, sabe? Compra um pratinho legal, colorido e come junto com ela, para estimular. Com o Miguel funcionou bem todas as vezes que ele recusou o "papá".

    Com 8 meses, Miguel comia assim: peito (leite) ao acordar, frutas diversas amassadinhas no meio da manhã (acrescentando Mucilon dia sim dia não), papinha salgada no almoço (legumes variados, carne, macarraozinho ou arroz e feijão, batido ligeiramente no mixer), frutas diversas amassadinhas com um pouquinho de leite (aptamil) no meio da tarde, jantinha no início da noite (a mesma coisa do almoço) e peito antes de dormir.

    Espero ter ajudado, abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Espero que a Lara melhore logo...
    Quanto a alimentação, a Alice come super bem, mamadeira quando acorda, fruta no meio da manhã, suco de laranja, dorme, acorda por volta de 13:00, e só nessa hora que almoça, já almoçou depois de 14:00, depois toma outra mamadeira, fruta, janta depois das 19:00 e mamadeira antes de dormir, não dou bolacha, pão ou biscoito pra ela, acho que isso faz com que ela coma melhor, pois sente fome.
    As papinha coloco azeite, cebola, alho, não exagero, o sabor fica suave mas gostosas mesmo. Vou estranhar muito qnd ela chegar na fase de não comer bem.
    No início a Alice adorava papinhas com abóbora japonesa...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. oi flor, adorei o seu cantinho, a Lara é uma fofuxa, tomara que logo o ouvidinho dela!! sobre a alimentação, com 8 meses a Kamila comia de quase tudo rs, eu não sou mto encanada com alimentação, o importante é ela comer, frutas, verduras. faz papinhas de frutas em casa, com iogurte natural, é mto bom, a kamila adorava. beijos!

    ResponderExcluir
  4. melhoras para a Lara! daqui a pouco tenho certeza que ela já estará bem! beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi,linda!!! Olha, vou falar da experiência aqui de casa, né? João andou bem ruinzinho de garfo,mas com a ida para a escola, está um comilão! As tias me disseram que ela tem que parar de dar, senão ele não para de comer! Pode? Ontem a noite realmente, pla 1ª vez, tivemos que repetir a sopinha.. mas vamos ao que interessa. Ele mama quando acorda, come uma frutinha por volta das 9h- banana com neston, pêra raspada, caqui batido, abacate com leite (de vaca mesmo). O almoço é arroz e feijão ou uma papinha de carne com legumes (acredite, todos os legumes, verduras, enfim,sem restrições - comeu até escarola na escola!). Às 14h quer mamar, vai nestogeno com mucilon (ou sem se estamos na rua).Entre 16h e 17h,fruta de novo, ou danoninho.Não encana não,é gostoso, eles comem e como dizia a propaganda, "vale por um bifinho" srrssr.Na "grande gripe"ele ficou quase 1 semana só tomando leite pq não queria comer...mas eu oferecia danoninho e ele mandava ver, até2potinhos de uma só vez! Bom, a janta tem sido depois das 19h, perto das 20h, antes do banho... uma papinha de legumes (eu dou sem carne a da noite). Depois, lá pelas 21h30/22h, leite com mucilon, uma bicadinha no peito e pronto..vai mamar de madrugada pq voltou com essa novidade,mas espero que logo ele volte a dormir a noite toda.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Ah,esqueci... o João ama sopa com abóbora! E mandioquinha, um dos 2 tem que ter!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Thereza!

    Vou te contar como foi a introdução de alimentos lá em casa. Hoje a Ísis é uma criança que come muito bem e que já expressa vontade de comer determinados alimentos, assim como rejeita alguns que antes ela comia bem.

    Quando começamos com os alimentos sólidos, aos 6 meses, iniciei com os suquinhos naturais primeiro. Ficamos 2 semanas dando 2 suquinhos por dia, mas eles não substituiam as mamadas, se ela não tomasse o suco ou demosntrasse querer mamar em seguida, eu dava, sem estresse.

    Nas duas semanas seguintes começamos com as frutas usadas nos suquinhos, mas em forma de papinha de frutas e como ela já estava acostumada com o sabor das frutas, aceitou melhor as papinhas. Eu deixava ela por a mão, lamber, tudo. Era uma sujeira danada e tenho várias fotos dela lambuzada de papinha de mamão e banana! As frutas tb não tinham o objetivo de substituir as mamadas. Se ela quisesse mamar, eu dava. No final ela já estava com 7 meses.

    Depois (com 7 meses) iniciamos as papinhas salgadas. Durante 2 semanas apenas no almoço e iniciei com legumes mais adocicados como cenoura, beterraba, abóbora, chuchu. Eu montei um esquema assim: 1 tipo de carne (vermelha, frango, peixe), 1 carboidrato (arroz, macarrão, polenta mole), 1 tubérculo (batata, aipim, batata salsa, mandioquinha), chuchu ou abobrinha, cenoura ou abóbora ou beterraba. Temperava com cebola, alho e tomate e poquíssimo sal. No começo eu amassava bem para virar uma papa e com 9 meses eu passei a amassar menos, até dar sem amassar com pouco mais de 1 ano.

    Nessa fase as papas salgadas já substituiam as mamadas do almoço (7 meses) e do jantar (8 meses) e de lanche ela passou a comer as papas de fruta, suco natural e com 9 meses começamos a dar biscoitos de leite, biscoitos de polvilho, pão...

    Os iogurtes só passei a dar com mais de 1 ano e meio e comecei com os naturais, que misturava com frutas e farinha de aveia. Hoje ela prefere sempre os naturais, que bto com mel e fruta aos artificiais e mama pela manhã qdo acorda e a note antes de dormir.

    Espero ter ajudado!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  8. Achei que nunca encontraria uma menina da minha idade no blog, para poder trocar experiências.
    Amei o seu blog.
    Também tenho 18 anos e fui mãe de repente!
    Parabéns Maria muito lindo.
    Sua filha é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, não se preocupe, isso é absolutamente normal. O Nicolas come mal até hoje (mês que vem ele completa 8 anos). Se o médico disser que está tudo bem, não esquente. Como o Dr. dos meus meninos diz: passar fome eles não vão, então continue oferecendo e ela vai aos poucos tomando gosto e vai comer de acordo com suas necessidades. Semana passada fui ao otorrino com o Fe, no domingo de páscoa passamos a manhã toda no PS, vc acredita? Tudo por causa do ouvido também. Tomou antibiótico uma semana. Agora já está melhor. Fique tranquila e firme amiga, ela vai ficar ótima já, já. Um beijo e fique com o anjinho da guarda.

    ResponderExcluir
  10. Menina nem me fale no dilema da colher .... é feio falar o que vou falar mas eu desisti, em casa só papinha da Nestle pq nem a que trago da casa da minha mão comigo ela não come ... e ai fiz um caderninho de receita de papinhas para bebes e minha mãe se diverte fazendo ela se diverte comendo e eu gasto horrores aos finais de semana .... vamos ver até quanto tempo eu persisito nesta vida ....

    Graças a Deus a Lara esta bem ....

    beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oiee!
    Achei uma mamãe coruja em BH?
    Sou também de BH.
    Td bem com vc e com a Lara?
    A minha boneca chama Maria Clara.
    Depois venha nos fazer uma visitinha:

    www.arteclara.blogspot.com

    Vou ler seu post e futricar seu blog :-)
    Bjs!

    já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  12. Maria Clara sempre foi boa pra almoço e janta. Batia no liquidificador a carninha pra ela não sofrer pra fazer o cocô depois. O tempo vai passando e a gente vai se adaptando também. Maria Clara, por exemplo, não é de comer de manhã. Se acorda umas sete e meia, dou mamá e às 10h dou alguma fruta, pra segurar até o almoço. Mas qdo acorda 8:30h já não come nada. Incrível, né? Logo depois do sexto mês dela já comecei dando danoninho, aquelas papinhas prontas de mercado ela não gostava muito. Dava papinha de aveia (que hoje ela detesta..rss). Mingau de maizena, --- tentando lembrar ---... Biscoitinho de maizena o preferido...
    Lara já está com oito meses, né? Como é o horário dela pras refeições?
    Bjss!

    ResponderExcluir
  13. OI Maria Thereza,

    Passei aqui rapidinho para desejar um Dia das Mães muito especial, cercado de carinhos e beijinhos da Lara.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi querida
    Aqui passo por algo semelhante: mariana não come muito não...
    Na verdade, ela acorda, mama... come fruta , depois almoça, mama a tarde, janta umas 7h e mama novamente para dormir (mamada dos sonhos)... Ela adora frutas, papinhas doces da nestlé, etc... suco então nem se fala,... duas laranjas lima por dia!
    Mas no almoço e janta a menina come umas 10 colheres (pequenas) e olha lá! Estamos tentando varias coisas para melhorar isso: eu tentei td qto é forma de fazer papinha, e já aprendi q papinhas temperadas e com legumes de sabor forte (tipo abobora ou mandioquinha) fazem mais sucesso com ela! E ela gosta de tempero, por isso coloco cebola, tomate picadinho, pontinha de alho socado, sal, azeite, até orégano já coloquei! rs...
    Agora a papinha dela está amassadinha... mas antes era só batida no liquidificador pois eu percebia q ela sugava a comida e não tinha o movimento da mandíbula, fomos estimulando até ela ir adquirindo o movimento, agora ela come se estivesse mastigando mesmo... não forcei a barra na época, tive paciência e estimulei atráves das papinhas de fruta q foram mais consistentes... o resto ela aprendeu por si só...

    outra coisa: dou a ela uma colher tb, ela acaba imitando o ato de comer, e quando ela menos espera, abre a boca para enfiar a sua colher e eu aproveito e coloco a minha! (com comida! rs) ...além da colher distrair,ajuda "forçando ela a abrir a bcoa rs"... tenho dado pratinho, colheres para ela brincar durante o dia, ela adora e tenho percebdio q vira e mexe ela está repetindo sozinha o movimento de comer...

    Esta semana comecei a dar por minha conta (depois de ler muito sobre o assunto) agua de coco, e iogurte ninho (li no blog da Camila q ele foi indicado por ser mais saúdavel, menos corantes, etc...) ela gostou bastante!
    Um dia dei o danoninho tb, ela gostou, mas ainda opto pelo iogurte ninho de garrafinha.
    Outra coisa q tb dei, foram os sucos de pessego de caixinha próprios para crianças (mas sem soja) vou perguntar para a Pediatra se pode dar estas coisas e tb o suco de soja, tipo ades... eu adoro, acredito q não faz mal para idade dela, mas é melhor perguntar né?

    Outra coisa q ja fazemos por aqui é colocar mucilon de arroz nas frutas! ela adora!

    Cheguei a fazer papinha de leite com bolachinha de maizena picada (ela amou) mas faço isso de vez enquando só... rs

    Eu não sou muitooo fã dos alimentos industrializados sabe... mas não faço uso diário deles como unica fonte de alimentação.

    na proxima consulta vou perguntar sobre a mamada da tarde... se é necessária ou não...
    enfim, apesar da falta de apetite para almoço e janta ela não tem perdido muito peso... minha única vantagem disso tudo rs

    Bjs e melhoras paraa a gatinha

    ResponderExcluir
  15. Oieee!
    Vi entrevista sua no jornal da Pampulha. Q chique vc!!!
    :-)
    Beijinhoooos e feliz dia das mães.

    ResponderExcluir
  16. olá tudo bem?achei seu blog lindooo
    vou te seguir,e ficaria muito feliz se me seguisse tb!!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga, nossa que fufoco hein, mas ela vai ficar boazinha logo....

    Então, Miguel ainda tem 6 e meio, mas come bem viu.....Ele adora suco de laranja lima e água de coco e a papinha de meio dia ele come todinha , dá em média um potinho, esse ele tb adora tanto a doce como a salgada.
    Olha já que ela não come muito bem, acho que vc deve sim dar o danoninho, é uma coisa feita pra criança e na minha opinião vc não deve ficar muito encucada com coisas certas ou erradas pro bb comer, pq quando chega na fase da escola, eles só escolhem coisas erradas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Dá pra ela o que ela gosta e tenta inovar no cardápio, coisas gostosas, vale a pena.
    Miguel mesmo prefere a papinha de carne, come sem reclamar, mas a de frajgo ele não curte muito, come mas enrrola que é uma blz, então eu faço mais a de carne durante a asemana.
    Ele ainda não come a noite, mas quero introduzir logo essa janta heheheh vou esperar a consulta na segunda pra ver o que a médica diz.

    bjs doces

    ResponderExcluir
  18. AAAAhhh tava com saudades de você hein, apesar de que eu também ando sumidinha né to meio sem tempo.
    Mas olha deixa eu te falar como é com a Mel, ela come de tudo, acho que você deveria oferecer de tudo mesmo pra ela já ir acostumando com vários sabores. Ela mama 3 vezes por dia, uma na hora que acorda, uma a tarde e uma antes de dormir, sempre foi assim, dou frutinha umas 2 vezes por dia, sucos, e tem dia que ela tb não come tudo a papinha e dias que sim.
    Ja dou danoninho pra ela, dou leite com mussilon, coloco aveia na banana.
    E dou todas as frutas e alimentos diversos na papinha.
    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Bjos querida.

    ResponderExcluir
  19. Olha a Isabella acorda mama mamadeira depois "tento dar suco" ela não aceita muito bem então dou fruta amassada entre 11:30 a 13:00 dou almoço (arroz, cebola, alho, oleo ou azeite e vario em cenoura, beterraba, inhame, abobrinha, vagem, quiabo, alface, acelga, tomate, batata, sempre escolho 3 e a carne ou frango) a tarde ela mama de novo e dorme depois dou uma fruta ou danoninho pois a pediatra liberou e entre 18:00 e 19:00 dou a janta depois um banho e mamadeira de novo e ela dorme.
    tem dia que ela come bem e tem dia que ela nao come mesmo dai dou a papinha da nestle e ela adoraaaaaaa mais essa eu evito por causa dos conservantes né.
    bjoss e melhoras p/ Lara!

    ResponderExcluir
  20. OI lindona!!!

    Como estão as coisas por aí???

    Bom, eu nunca dei iogurte ou danoninho pro Lucca e pretendo esperar até ele completar 1 aninho para começar a dar.

    Em relação à alimentação, desde os 6 meses ele come de tudo: todas as frutas, carnes, verduras, legumes, arroz, feijão, macarrão, ovo inteiro... mas tudo sem sal e nem açúcar. E ele come super bem, deu trabalho no comecinho com os sucos, mas agora já toma bonitinho!

    O segredo é ter paciência!!!

    beijinhossssssssssss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...