quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A cólica tem um namorado...

...ele é mais malígno que ela! Quando ele percebeu que aqui em casa a Lara já está quase combatendo a amada 'maledeta', ele resolveu aparecer para não nos deixar em paz. Como sou rude! Me deixe apresentá-lo. Seu nome? Sr. Refluxo!

O fato é que tem mais ou menos uma semana que a Lara estava chorando muito, mas MUITO mesmo! Achei que as cólicas estavam piorando, e depois de quatro dias assim, resolvi apostar no tal do refluxo, afinal, ela tinha fome, mas chorava bastante na hora de mamar, as ponto de não conseguir mamar! Compramos o remédio Label (cloridrato de ranitidina) e damos 1ml de 12 em 12 horas. Tem melhorado muito, mas ainda assim ela às vezes fica meio chatinha na hora de mamar. Ainda bem que a minha lindinha é 'boa de boca', e toma o remédio (que é bastante amargo) com a carinha boa, e querendo mais!

A Lara não chega a ficar vomitando ou golfando, mas a gente escuta o leitinho passeando ali pelo seu esôfago, queimando tudo! O chorinho dela é tão sofrido e doído! Eu praticamente sinto a queimação pra ela!
Aqui em casa já tinha o travesseiro anti-refluxo, e a pediatra recomendou colocá-la deitando em meu travesseiro depois das mamadas, para ficar mais tempo 'em pé'!

Por conta do refluxo, ela tem mamado pouca quantidade, porém o intervalo das mamadas também diminuiu, o que é bom. Mas, por outro lado, estou ficando por conta da pequetita, já que ela quer mamar o tempo todo, e quando não está mamando, sente desconforto e quer ficar no colo, numa posição mais vertical.
 No entanto essa 'rotina' não deve durar muito. Ela está tomando o remédio há 5 dias e já estou vendo avanços! Hoje mesmo ela voltou a dormir a noite inteira - nas duas últimas noites ela acordou uma vez para mamar (sinal que voltou a mamar melhor, e este se sustentando durante a noite).

Vou pesquisar mais a respeito e o que pode melhorar o desconforto da minha pequetita, e claro, na consulta do dia 01, veremos o que a pediatra poderá dizer a respeito dessa praguinha que é o tal do refluxo!

Estou tentando não deixar passar de 3 horas sem amamentar meeesmo, pra ela não perder peso e também para não ficar de estômago vazio, o que pode piorar o refluxo! E falando nisso, tenho que ir nessa, dar o mamá das 9 horas!

ps: Quero agradecer às novas visitantes e dizer que em breve, assim que tiver um tempinho livre, passo no cantinho de vocês para conhecer e agradecer a cada uma!
ps²: A Val está sorteando um kit de esmaltes tudo-de-bom! Dê uma passadinha lá e confira!
ps³: Alguém ai tem alguma dica para amenizar o refluxo?


Beijinho!

42 comentários:

  1. Oi linda!! Olha eu passei por esse namorado filho da mãe da colica! rsrs... MInha filha toma até hj (6 meses) esse Label. Mas se Deus quiser vc não vai precisar dar esse tempo todo! O caso da Minha Ana Beatriz, foi muito diferente, ela estava sufocando de ficar roxinha, sem respiração, com os olhos cheios de lagrimas mas sem conseguir chorar, sem liberar um ai se quer! Foi brabo! Cheguei a fazer um post sobre isso http://maefilhos.blogspot.com no post Antes de completar o 1º mês, foi só um susto.

    Mas como sei que vc tah sem tempo de fazer visitinhas vou falar aqui mesmo:
    Levante a cabeceira do berço, e qnd ela der essas crises comose estivesse engasgada faça:
    1º Apoie a criança na sua perna, com a barriga para baixo;
    2º Incline sua perna de forma que a criança fique com o corpo mais elevado que a cabeça;
    3º Dê leves tapinhas nas costas, como se estivesse fazendo-a arrotar.

    Espero de ♥, que vc não precise fazer nenhuma dessas coisas que eu tive que fazer! que vc consiga reverter o caso dela só com o Label, a minha teve que tomar tbm Motilium.

    Bjksss... e muuuuuuita saude para sua filhota. o importante é não entrar em desespero. pelo menoss tentar, sei que é dificil!!

    P.S: Me desculpe o tamanho do texto, mas espero te ajudar!

    ResponderExcluir
  2. Dózinha da Lara, espero que ela melhore logo,
    eu não sei nada sobre refluxo :S
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oh, God!
    Sai de um para outro.
    Quem entende de refluxo é a Re, do Lilata e os Gatos.
    A Juh não teve, Ty God!, então não entendo da causa. rsrs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. oie flor vou te seguir... passa la no meu blog:
    lizziexcamilinha.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  5. ô tadinha... eu não sei nada sobre refluxo!
    mas estou torcendo para passar logo!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus o biel não teve refluxo.
    Mas vamos torcer para a lara melhorar logo.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Thereza! Puxa, não acredito que a pequena tem refluxo! Bom, Bento teve, tivemos bastante trabalho por aqui...
    A pediatra dele também indicou Label e Motilium, já que o refluxo do Bento fazia ele regurgitar muito, de jato. Não podíamos mexer muito nele após as mamadas, que também eram mais curtas e em intervalos menores, para que não mamasse muito de uma vez só.
    Outras coisas que ajudaram foi levantar a cabeceira do berço (usei 2 tijolos de cada lado da cabeceira); deixar ele mais sentadinho, por ex no bebê conforto; esperar um tempo após arrotar antes de deitá-lo... Ah, e descobri que os famosos tapinhas nas costas para arrotar pioram o refluxo, pois irritam o esôfago. Então eu fazia tipo uma massagem, passava a mão nas costas comprimindo beeeem de leve, num movimento de vai e vem, até ele arrotar. Às vezes ele não arrotava e, nesses casos, esperava uns 40 min após a mamada para ele poder deitar.
    Acho que é isso. Caso queira ler mais sobre minha experiência, clica lá no blog na tag "refluxo".
    Mas é essencial mesmo conversar com a pediatra sobre o caso da Lara, tire todas as suas dúvidas. No caso do Bento, apesar de ele apresentar os sintomas o refluxo só foi confirmado com um ultrassom.
    Espero ter ajudado!
    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Opa, quer dizer, ultrassom não, raio-x de contraste... sorry!

    ResponderExcluir
  9. Oi querida...entre os vários perregues da amamentação, um deles foi exatamente esse. Em um belo dia, a Manuela ia mamar e...chorava, chorava e não pegava o bico. Daí eu parava de dar, mas ela ainda assim chorava, pois estava com fome. Na época, eu liguei no atendimento da Maternidade São Luiz e a enfermeira disse que poderia ser o tal refluxo ou um desconforto ao engolir o leito (dor na barriga, já que o intestino deles ainda está entendendo pra que veio). Ela me orientou a não insistir. Fazer bastante massagem na barriguinha dela na hora que ela fosse mamar e oferecer o peito mais vezes a ela. Fiz isso e depois de 1 semana mamando bem mal, ela retomou a mamar normalmente.

    Essa crise voltou outras duas vezes, mas depois passou por definitivo. Nem sempre é refluxo, por isso você deve observar bem. No caso da Manu não era e fui levando na base da massagem. Como ela sempre foi bem gordinha, não me preocupei muito com os dias de mamadas mal aproveitadas, pois a pequena tinha reserva,rsrs. Mas é legal acompanhar isso de perto com a orientação da pediatra.

    Boa sorte pra vocês e melhoras pra pequenininha.

    bjs,

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga, que dó dela e de vc, mais dela é claro, um ser tão pequenino, indefeso e nós com as mãos atadas, quer dizer fazendo que é possível, mas bom mesmo seria tirar com a mão esse sofrimento ou se possível passar para nós. Felizmente não passei por isso com nenhum dos dois então não tenho experiência nesse assunto, só posso te dizer que vai passar, mais rápido do que você possa imaginar e logo, logo você vai olhar para trás com saudade, muita saudade de muita coisa, tenha certeza. Boa sorte amiga, um grande beijo e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  11. own amiga, espero que ese namorado na colica desapareça...!!!
    Aqui em casa ele não apareceu não. Ainda bem.
    Tomara que sua princesa fique boa logo!
    beijo em vcs duas!

    ResponderExcluir
  12. Linda! eu uso o travesseiro anti-refluxo que eu achei ótimo, ele melhorou bastante.E agora estou fazendo um tratamento com homeopatia.
    bjos
    (Ahhh... meu blog novo: www.mamaedobebecebolinha.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Ai, guria, q pecadinho, né??
    Bom, os meus nao tiveram refluxo, nem sei o que te dizer...
    torço para dar td certo!!
    Grande beijo
    vidadequilibrista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ai querida...jura?! Refluxo é Uó mesmo, Leo tem até hj e tb toma Label e Motillium.

    Pelo que vc falou parece o refluxo oculto néi?O pior deles,pois é invisível. mas passa viu!?Essa medicaçnao ee ótima!Qdo digo que Leo tem até hj é por conta da patologia dele, normlamente passa no 1º ano de vida.

    Beijão pra vcs!=)

    ResponderExcluir
  15. Oie! Voltei pra dizer que deixei um selinho pra vc lá no blog, tá?
    beijo!

    ResponderExcluir
  16. primeira vez que passo aqui e já me identifiquei, o Lucas tem 2 meses e sofre de refluxo, toma label 9 ml (2x ao dia), e motilium 7ml (3x ao dia). Mas o que fazia ele chorar mais mesmo era a alergia a roteina do leite de vaca, agora entrei numa dieta e nao posso comer nada q tenha leite, nenezinho está BEM melhor. ahhh o lucas tbem nao vomita mto nao, a gnt também se baseava por causa da barulheira de leite voltando... tadinhos néam? durante o dia eu sempre deixo ele dormir no bebe conforto que ele fica mais sentadinho, a noite vai pro berço com estrado inclinado. bjins

    ResponderExcluir
  17. Maria, não sei mesmo como te ajudar, Malá teve pouquissima colica e não soube o que é refluxo(graças a Deus). Mas sei que existe especialista pra isso, e tratamento, troca ideia com pediatra, nessa hora o especialista é a melhor alternativa!
    Tadinha da bixinha..que dó!
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  18. Coitada da pequena...
    O Theo (10) teve bastante, mas não sofria. Regurgitou até um ano quase, mas só tomou remédio durante um mês. Não tenho certeza do nome do remédio, faz tempo... Acho que era Digesil ou algo do tipo.
    Melhoras para a baixinha!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  19. Tadinha da Lara, infelizmente também não tenho nenhuma dica para dar sobre refluxo, mas espero que o refluxo e as cólicas deixem ela em paz.
    O jeito é levá-la mesmo ao pediatra para que ela indique a melhor alternativa.
    Fiquem com DEUS
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi amiga, estou de volta, passa lá no meu cantinho porque tem um presentinho pra você. Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Oi querida, adorei a visitinha la no BLog da Dudinha, amamentar pra mim sempre foi um teste de paciência após o 4º mês da pequena, mas enfim, Duda tbm teve refluxo, desde a primeira semana de vida, mas como isso nem passava ela minha cabeça, eu achava que era por mamar muito e fosse aquela golfada do mamá que passou da conta, foi que apenas com 1 mês que começamos medicando ela com PLAMET que é pra não vomitar mesmo. Ela vomitava muito, em jatos, o leite ainda líquido, fizemos 1 semana de tratamento, melhorou, mas 1 semana depois voltou de novo, tratamos ela com o plamet até o 3ºmês que é quando dizem que geralmente melhora, e depois disso NUNCA MAIS! Segue a risca os horários e a duração, jamais interrompa, desde o tratamento Duda só dorme no meu travesseiro, é uma boa idéia, vc pode ficar uma meia horinha com ela dormindo meio de pé, com a cabecinha no seu ombro pra ajudar na digestão do leitinho dela, isso tbm ajuda, haja braço!
    Espero que sua pequena melhore logo, é dolorido mesmo vê-los sofrer com dorzinha..
    bjão

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga
    Refluxo é péssimo, tadinha da Lara. O Pedro n teve, mas eu tive e ainda tenho e digo é péssimo. Tomo remédio até hj e n posso parar, mas no caso de criança é tranquilo pq chega em uma certa idade que acaba.
    Sei como é chato e dolorido o refluxo, eu tb n vomito é só a queimação mesmo, muito encomoda, imagina pra ela tabdinha,
    Um bjo e melhoras, ja ja ela vai ficar tranquila por conta da medicação.

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  23. Ai que peninha da pequena.
    Nem posso te ajudar porque só descobri o que é refluxo a um tempinho atras...rsrs (mamãe desinformada) e Bryan nunca teve.
    Mas tenho certeza que com a medicação logo ela estará 100% e sem dor.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  24. Oi Maria Thereza,
    não entendo nada de refluxo. Aqui em casa não passamos por isso.
    Ai, quero que a Lara fique logo boa dessa namorado chato.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Hiii!!! ODEIO REFLUXO!!! Bebês não deviam ficar doentes! Alice tem, mas graças a Deus, quando ela completou 6 meses está quase bôa.
    A Pediatra dela, que é gastro também (isso foi muito bom) passou Motilium e Label e depois da medicação deu uma boa melhorada, mas aquelas medidas básicas também são muito importantes:
    -Travisseiro antirefluxo
    -Menos quantidade de leite em mais vezes
    -Nunca deixar ela sem elevação, mesmo para trocar fraldas porque e muito incomodo.
    -Só colocar o bebê deitado após a mamada depois tempinho depois de arrotar.
    -Mamar com o corpo mais elevado.
    -Paciência, paciência e paciência.
    Aconselho também que você fique atenta na perda de peso, foi assim que Alice deixou de mamar no peito, não estava ganhando peso e teve que complementar com a mamadeira e leite anti refluxo.
    Tomara que a Lara fique logo boa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Ain tadicaaa.....nao sei nem o q dizer pq desse maledeto mal a minha Ni nao passou....soh a dn colica passou por aq mesmo...mas amiga te digo o q uma outra amiga mamae me falou a respeito...colocar pra arrotar e esprar meia hora ela em pé...sim meia hora...foi o q o gastropediatra indicou pra ela...alem de elevar cabeceira...
    bom nada muito a mais....
    espero q td se resolva loguinho...
    bjks e boa sorte
    Rafa - deliciososofrimento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
    Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
    Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!


    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  28. hahahaha..o Enzo nunca teve colica,mas em compensação.. o "namorado" dela vivia aqui enchendo o saco...kkkkkkkk... so passou quando ele ficou maiorzinho,um horror..chegava a por tudo p fora assi que acabava de mamar,eu ficava desepserada c medo dele perder mt peso...
    Olha, sobre o cruzeiro,que bom q vc ficou louca para ir,nao esquece de se for me avisar que estara por aqui na cidade,einhhh!!! olha,o link que vc me pediu tem sim,da uuma olhada nesse site aqui que tem todas as inofrmações sobre ele e os preços..vc tb pode procurar uma loja da cvc na sua cidade...uma dica,as saidas de dezembro são mais caras,se quiser economizar,as saidas a partir de março( ele vai ate maio) são praticamente metade do preço!!!

    http://www.cvc.com.br/site/_hotSite/cruzeiro_1024/bleudefrance/bleudefrance.jsf

    depois me diz se deu certo e se vcs vão mesmo,táaa?? beijao,tomara que de td certo!!!

    ResponderExcluir
  29. Tadinha! Espero que o Label faça efeito. Aqui em casa não tivemos nem cólica, nem refluxo -sortuda, né?, então não tenho receitinha. Mas vamos ficar daqui torcendo pra que ela melhore logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Aiiii amiga, melhoras para a Larinha linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá, sou blogueira novata e tenho fuçado em muitos blogs, um deles o seu! também passei por isso e se me permite vou dar meu parecer...
    Meu filho teve cólicas até seis meses (de chorar quase 24 horas por dia e ser um recém-nascido que não dormia nem de dia nem de noite). O tal do refluxo foi detectado em exame de ultrassom (mas vimos que era um nível leve). O pediatra mandou dar remédio (similar ao label) e eu percebi que ele só chorava mais. Li a bula e lá estava: tratar refluxo pode piorar cólica! Resolvi seguir o instinto e continuar medicando só a cólica e "tratar" o refluxo do meu jeito: travesseiro especial, ficar na vertical o máximo de tempo possível, sempre fazer arrotar mesmo que mais de uma vez e tentar fazer ele engolir menos ar pegando o bico direito... Intervalo de mamada? Eu dava quando ele queria. Funcionava para o refluxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu Deus,vc me deu a resposta q eu tava procurando...to medicando minha bb com label e ela tem chorado muuuito mais de colicas,vou pegar sua dica,obrigada.

      Excluir
  32. Oi Maria Thereza,
    é gosto de participar muito da vidinha delas e isso inclui as atividades escolares. Enquanto são pequenas elas sempre permitem. Agora, quando começam a entrar na tal adolescência ... ai a parada é outra. Tenho certeza que a Lara vai deixar cocê participar muito.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Lê - Dilemas de uma mãe sem manual!19 de novembro de 2010 às 01:14

    Oi Thereza! Lucas não teve refluxo, mas o pediatra dele sempre falava pra amamentar ele inclinado (sem ficar deitadinho mesmo!) Acho que ajuda bem! Melhoras pra sua gatinha linda!

    ResponderExcluir
  34. Oi amiga, passei aqui correndo só pra avisar que tem um questionário lá no meu blog que te indiquei pra responder ( se vc quiser tá)quero ler seu post sobre o refluxo com mais calma!!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  35. Olá, sou nova nesse mundo de blogs, e estou passando aqui por qeu adorei seu cantinho sua bebe é linda, parabens !!!
    tambem tenho uma bebe com 2 meses e tenho 18 anos tbm ...
    beijos linda linda sua baby !!!!

    ResponderExcluir
  36. querida, continua dando de mamar sempre que ela pedir.. e liga pra pediatra dela! é a melhor pessoa pra dizer, afinal é ela que acompanha a saúde e o desenvolvimento da sua filhota.
    sério, não medica a bichinha por conta própria não, tadinha!

    beijinhos e melhoras pra pequena!

    ResponderExcluir
  37. Ai tadinha...
    Minha mãe sempre conta que eu tinha refluxo, mas ela me curou de uma outra forma...um dia eu te conto =)
    Obrigada pelas visitas lá no meu cantinho!
    Beijos grande em vcs duas...vc não usa msn não?

    ResponderExcluir
  38. Isso é mesmo muito chato viu... A Sophia tbm tomou esse remedinho Label, mas ele é apenas para aliviar a sensação de queimor que deixa o bebê muito irritado... Se a Clara tiver realmente refluxo acho q a pediatra vai recomendar o uso de outro remedinho conforme foi com Sophia. Mas muitas vezes isso melhora viu. E graças a Deus hj Sophia nem precisa mais tomar remédio.
    As dicas são sempre as mesmas, deixar o bebê mais em pé. Inclinar o carrinho qse na posição de sentado. Se o berço tiver essa opção, inclinar tbm. Se não tiver, coloca um travesseiro molinho pra fazer tal inclinação. Evitar balançar o bebê após as mamadas. Colocar sempre o bebê para arrotar, mesmo que demore. Eu segui direitinho essas dicas e agora é tá completamente booonaaa...

    Bjão

    ResponderExcluir
  39. Oi querida... esse refluxo é fogo judia dos bebes né? eu tb estava achando a mesmo coisa que vc que a colica estava piorando mais eu fazia massagem, dava remedio e nada do choro passar foi ai que levei a Isabella na pediatra e ela disse que era refluxo pois tem todos os sintomas... está tomando o Motilium e melhorou bastante, nem vomita mais... o certo vc ja esta fazendo mamadas em tempo menor p/ não encher de um vez só o estomago... agora nos resta paciencia que um dia ele vai embora :) boa sorte!
    Bjoss e passa no meu blog hein...hehehe
    http://www.omundodaisabella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Ai... que bom ler esse post.Antes de tudo, parabéns pela Lara!! É muito lindinha! Estou achando que minha Sofia está com refluxo e a pediatra dela está em um Congresso e só retorna semana que vem. Estou penando aqui em casa. Vc ou alguém de BH pode me indicar um pediatra para levar minha pequena* Obrigada! Izabela.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...