quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"É só uma picadinha" - só que não!

Não consegui dormir direito essa noite.
Cabeça cheia, mãos tremendo, sobrancelhas preocupadas, frio na barriga, estômago embrulhando, nó na garganta e o coração acelerado apertando o tórax.
É, se alguém ai já levou o filho pra tirar sangue sabe do que eu estou falando.
E se a primeira vez não foi tão legal assim, a noite que precede a segunda é essa descrita aí em cima.
A médica pediu na última consulta para fazer controle do ferro, cálcio e vitaminas no geral. Achei importante porque a Lara não tomou quase nada daquele complemento de ferro e porque a alimentação dela não é das melhores - mybad!

Dessa vez eu conversei com ela ontem a noite que hoje iríamos a um médico de manhãzinha, mas um médico diferente. Ela disse: ok!
Acordamos, eu e o Lucas, para levarmos a pequena antes que ela acordasse e pedisse mamadeira.
Claro, ao trocar a fralda dela e sua roupa, ela acabou acordando, mas ficou naquela lombeira.
Já dentro do carro, ela perguntou: ón noix vams? (traduzível só por uma mãe que escutou isso algumas vezes na vida, onde nós vamos?)
- Nós vamos ao médico, lembra filha?
Ela deu um sorriso e falou pro pai: "Eu não xola, pai! Já xô gandi."
Eu e o Lucas só trocamos aquele olhar de "tadinha, não sabe o que a espera".
Eu, querendo antecipar, só respondi: "É filha, você é grande. Mas esse é um médico diferente. É de fazer exame."

Chegando lá ela brincou enquanto esperava. Eu? Sabe a descrição da noite anterior? Então eleva à máxima potência. Sorte que eu fiquei longe do campo de visão da Lara, porque se ela visse meu nervosismo. (Explico: eu sou dessas que tem que tirar sangue deitada. A cor some, a visão escurece e puf, estatelo no chão. Levar o meu bem mais precioso pra tirar sangue então é uma tortura ainda maior.)
- "Lara Pinel Kraemer"
Lá fomos nós. Sentou e enquanto a enfermeira procurava a veia, ela ficou desconfiada, mas relaxou, achando que era só aquela massagem. E começou o "Mas, cadê o sangue? - Parte II".
Primeiro foi o braço esquerdo. A veia é fina; a enfermeira não chegou nem a furar.
Depois foi o braço direito. Massagem, massagem. Pronto, achou, mas é fina também.
Veio um outro enfermeiro para ajudar a segurar o braço.
Pernas presas entre as minhas, braço esquerdo preso, mamãe começa a cantar e a abraçar forte a cria, enquanto ela chora e a enfermeira TENTA achar a veia. De novo, novamente, o sangue custa a sair, e olha que dessa vez já foram puxando com a seringa direto... nada de mangueirinha! Ela não chorou horrores, como eu esperava, mas chorou normal e 'apenas' gritava: TÁ DUENO... QUELO IMBOLA!
Depois de intermináveis minutos, acabou. A coleta de sangue e o choro. Já o meu nervosismo? Esse continua até agora. A cabeça ainda dói, o estômago ainda embrulha. Pode ser fome também. Mas a cara fechada e a aparência sofrida, essa eu sei que só passa amanhã.

Chegando em casa, depois que acordou, mostrou pra vovó o curativo e contou, rindo, que chorou. Tadinha, com vergonha porque é grande e chorou. Quis abraçar forte e dizer que podia chorar o quanto quisesse, porque tirar sangue é uma das piores coisas do mundo! Mas só a confortei dizendo: "é filha, esse doeu um pouco né? Não tem problema, não tem que ir de novo! Você é muito linda. Te amo, viu?"

E espero que da próxima vez, daqui uns bons 10, 20, quem sabe 30 anos, eu já tenha me recuperado.


7 comentários:

  1. Ai menina, é muito ruim isso...

    Eu fiz vários exames na Laura no ano passado, de outubro a novembro foram 5. Eu entendo totalmente o nervosismo da véspera, totalmente. Via a Laura dormindo e já me doía o estômago em pensar como faria para não dar a mamadeira no dia seguinte, como enrolaria até a tirada do sangue... e ela chorava muito, gritava, suava, se batia, puxava o braço... foi horrível, não desejo para ninguém!
    Este ano teremos que refazer vários exames, só no segundo semestre, mas eu já estou irritada com isso...

    Beijos grandes, espero que a tua pequena fique bem!

    ResponderExcluir
  2. Sei muito bem o que vc passou, com a gente é igual, o João tem aversão a tirar sangue, grita demais, dói mais na gente do que neles, ver aquele sofrimento de um serzinho tão pequeno e indefeso, neste mês mesmo ele teve que tirar sangue e foi exatamente igual, ele foi de boa, brincou no consultório mas qdo a enfermeira o chamou ele viu que era ele que ia tirar sague, começou a gritar e eu quiz era sair correndo com ele no colo! Mãe sofre!!Bjs

    ResponderExcluir
  3. meu Deus Thereza, tudo isso mesmo? rsrsrs
    eu sou mega tranquila quanto a isso... por um acaso tu tem trauma?
    que coisa...
    fica bem!

    ResponderExcluir
  4. Eu fico igualzinha a vc qdo tenho que fazer exame. Fico branca, quase desmaio. Qdo é com minhas filhas, então, affffe.... Passo nervoso demais! bjo

    ResponderExcluir
  5. Tb não gosto... Sempre que isso acontece com meus filhos fico do lado, com eles no colo, mas olho para o outro lado, seja tirar sangue ou tomar vacina. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Não tenho problemas em tirar o meu sangue, só fico irritada com esse negocio de ficar caçando veia... mais se fosse o da Elisa acho que ficaria doidinha da vida que nem você descreveu!

    beijoo

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Thereza!!!

    Como a Lara está grande hein?! E linda, fofa, toda tagarela!
    A gente fica um tempo sem aparecer e se surpreende né?!

    Sabe, eu tb detesto essa parte de exames, dá uma dó danada deles! Mas eu sempre fico por perto, dizendo que vai doer mas vai passar, que é preciso e todo aquele blablabla.

    Agora, vem cá, gente grande não chora não é?! Diz pra Lara que não faz mal ela chorar, a gente chora tb. Grande, pequeno, quando dói e em ttos outros momentos, faz até bem chorar!

    Bom poder passar por aqui hoje!
    Beijo grande pra vcs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...